Um mutirão de solidariedade e resgate da cidadania. Assim foi marcado mais um Dia do Voluntariado, realizado no último domingo, 27 de agosto, na Escola Professor Daniel Alvarenga, na Vila Zilah Sposito, em Belo Horizonte. O evento, realizado anualmente, é resultado de uma parceria entre Cemig, Cemig Saúde, Cemig Sim, Forluz e Gasmig.
Este ano a ação contou com a participação de 14 empresas parceiras e 87 voluntários, que doaram seu tempo e serviço para que mais uma edição do evento se tornasse realidade.
Ao longo do dia, cerca de 772 pessoas da comunidade local participaram da ação. Quem passou por lá aproveitou para receber atendimento médico e oftalmológico, orientações sobre saúde bucal, consulta com nutricionista, fisioterapeuta, aferição de glicemia e pressão, oficina de beleza, atendimento sobre educação financeira, elaboração de currículos e acesso ao Cad-único, atendimento veterinário para os pets, além de circuito de brincadeiras para as crianças.
Ao todo foram cerca de 530 atendimentos, além da arrecadação de cerca de meia tonelada de alimentos e distribuição de 327 cestas básicas. O evento contou, ainda, com um bazar, no qual foram arrecadados R$1.849,00, a partir da venda de itens como roupas, sapatos, brinquedos e artigos de higiene pessoal, doados pelos próprios voluntários. O valor arrecadado será utilizado para compra de brinquedos para a Comunidade Rosa Leão. Os que não foram vendidos serão destinados às cinquenta famílias atendidas pelo Programa Eficiência Energética (Programa idealizado pela Cemig, que busca combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos obsoletos por outros mais modernos e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia) na área rural de Joaquim Felício.
Cristiane Mara dos Santos Silveira, trabalha na Gerência de Controladoria e Finanças (GCF) da Cemig Saúde e participa desde a primeira edição do DIA V. Para ela, cada evento é uma oportunidade de aprender uma lição diferente. “ Esse ano, a lição que eu tirei é que temos que agradecer todos os dias, pois temos muito. Falo isso todos os dias com os meus filhos. No dia V, podemos compartilhar aquilo que temos com o ?próximo e isso só nos engrandece”
O Assistente de Relacionamento e Cadastro, Rodrigo Alves, que também é voluntário na Cruz Vermelha Brasileira – MG, participou pela primeira vez do Dia V e se surpreendeu. "Cada voluntário que esteve ali fez tudo com muito amor e carinho para poder entregar para aquela comunidade o melhor dentro das possibilidades. É muito gratificante trabalhar com colegas tão comprometidos em prol de uma causa tão nobre e levando atividades e serviços tão necessários para comunidade."
Greiciana Janaina Valamiel, que trabalha na Gerência de Rede e Regulação da Cemig Saúde, conta sobre a oportunidade de crescimento. “Quando se pensa em ser voluntária, vem na mente a ideia de que iremos doar algo a alguém, no entanto, o que recebemos é muito maior que aquilo que estamos dispostos a compartilhar. O Dia V é apaixonante e enriquecedor, pois perceber que o mínimo para gente é muito para alguém enche o coração de gratidão”, contou emocionada
Um agradecimento especial aos parceiros que tornaram esse dia possível:
Captamed, Eletropontes, Encel, Faculdade Arnaldo, Faculdade Milton Campos, Grupo Vidas, Hospital na Residência, Instituto Paulucci, Institituto Vizibelli, Odontoprev, Pedilar, Polícia Civil de Minas Gerais, Provac, Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga e Sistema Divina Providência, Tonanni.