Na quarta-feira, 9 de agosto, a Cemig Saúde realizou uma cerimônia para celebrar a certificação de boas práticas em Atenção Primária à Saúde (APS), obtida recentemente pela Operadora. O evento contou com a presença de representantes das patrocinadoras Cemig e Forluz, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), da A4Quality, entidade acreditadora homologada pela ANS, além das lideranças e parte da equipe da Operadora.
O reconhecimento é uma conquista relevante, uma vez que a Cemig Saúde é a primeira operadora de autogestão do país a conquistar essa certificação. O selo foi concedido pela ANS, por meio da A4Quality, que foi a responsável por certificar que o modelo baseado em APS adotado pela Cemig Saúde, o Conexão Saúde, está de acordo com os requisitos pré-estabelecidos pela Agência Reguladora.
O momento foi uma oportunidade para ressaltar as realizações significativas da Cemig Saúde e destacar a importância das boas práticas em APS para a promoção da saúde e bem-estar dos beneficiários.
O modelo de cuidado oferecido pelo Conexão Saúde coloca a qualidade do atendimento, a prevenção e o fácil acesso à assistência médica como pilares fundamentais. Ele incorpora a figura do médico de família, trabalhando de forma conjunta com a equipe multidisciplinar, para garantir que cada beneficiário tenha um plano terapêutico específico e adequado às suas necessidades.
O diretor-presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, expressou sua satisfação com a conquista, destacando que a certificação é um testemunho do esforço coletivo da equipe em colocar o beneficiário no centro do cuidado. Ele ressaltou que mais de 12 mil vidas já são beneficiadas por esse modelo de cuidado, evidenciando os motivos para celebrar essa realização.
O diretor-adjunto de gestão de pessoas da Cemig, Hudson Félix, enfatizou a tranquilidade em saber que a saúde dos colaboradores está nas mãos da Cemig Saúde. Para ele, o reconhecimento recebido pela Operadora não é surpresa, pois reflete a competência, rigor e qualidade que permeiam todas as atividades da empresa.
A relevância da atenção primária à saúde também foi destacada por Bernardo Ramos, diretor de projetos especiais da Cemig. Ele lembrou a importância do lado humano nesse contexto, mencionando a integração de várias áreas atuando em conjunto, com sintonia, para vencer desafios e colher resultados. A abordagem multiprofissional e a ênfase na assistência integral são pilares que garantem um cuidado mais eficaz e completo.
O presidente da Unidas, Anderson Mendes, destacou que a atenção primária à saúde não apenas coordena, mas também comanda e faz a diferença no cuidado oferecido aos beneficiários. De acordo com ele, a visão de sistema, voltada para atender as necessidades das pessoas é crucial para a promoção da saúde com qualidade e autonomia.
Angélica Carvalho, diretora-adjunta de desenvolvimento setorial da ANS, destacou que as boas práticas servem de exemplo para a sociedade. “Ter uma Operadora do segmento das autogestões certificada valida todo esse processo desenvolvido pela ANS”, finalizou.
O troféu alusivo à certificação foi entregue pela representante da ANS aos diretores Anderson, Bernardo e Hudson, que, por sua vez, o entregaram à gerente de saúde da Operadora, Juliana Albuquerque, momento em que ela enfatizou que o prêmio não é fruto do trabalho de uma única pessoa, mas sim de todos os colaboradores da Cemig Saúde. Ela agradeceu à diretoria por acreditar no caminho traçado em 2018 e ressaltou que os primeiros frutos estão sendo colhidos, mas que a jornada continua, em busca de padrões ainda mais elevados de cuidado e excelência.