Cemig Saúde participa da construção de alternativas positivas para as autogestões em saúde

Nos dias 25 e 26 de maio, o Diretor de Relações com os Beneficiários da Cemig Saúde, Edvaldo Silva, participou do XXIV Congresso Nacional de Participantes de fundo de Pensão e de Planos de Saúde de Autogestão - Reconstruindo Futuros, realizado em São Paulo.

O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (ANAPAR).


Dentre os vários assuntos da pauta, foi trazido o debate sobre os Planos de Saúde de Autogestão – Desafios e Soluções. Na ocasião, Edvaldo Silva alertou sobre a necessidade de se criar instrumentos normativos que deem mais estabilidade na relação dos beneficiários com as operadoras, patrocinadoras, mantenedoras e instituidoras. Edvaldo informou que o grupo de trabalho responsável já construiu propostas para serem apresentadas ao Governo Federal, objetivando promover melhorias na RN 137, que dispõe sobre as entidades de autogestão no âmbito do sistema de saúde suplementar.


Outro ponto importante que norteou é a criação de um marco regulatório que considere a valorização dos beneficiários e a sua participação na gestão das autogestões, bem como uma estruturação da governança com o propósito de dar mais garantias na atuação dos representantes eleitos dos beneficiários.