Cemig Saúde firma parcerias históricas para abertura três novas clínicas

A Cemig Saúde acaba de firmar novas parcerias para implantar três novas clínicas nas cidades de Betim/Contagem, Governador Valadares e Montes Claros. A unidade Betim/Contagem será implantada em parceria com o Pasa, plano de saúde da Vale e com a Copass, que administra o plano de saúde da Copasa, já na cidade de Montes Claros o trabalho será em conjunto com a Casu, responsável pelo plano de saúde da UFMG e a Copass, enquanto que em Governador Valadares a implantação contará com a parceria do Pasa.

Como forma de oficializar a colaboração, a Cemig Saúde realizou uma cerimônia para assinatura da carta de intenção de parceria na tarde desta segunda-feira, 31 de maio, na Sede da Operadora. O evento contou com a participação dos presidentes e membros da diretoria das operadoras parceiras. Da Cemig Saúde, estiveram presentes o diretor presidente Anderson Ferreira, o diretor de relações com os participantes Marcos Barroso, o Diretor Administrativo e Financeiro Stefano Vivenza, a gerente de saúde Juliana Albuquerque, a supervisora da Gerência de Saúde Jaqueline Xavier e a enfermeira responsável pela coordenação das clínicas, Isabella Perdigão.

Com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2021, as clínicas serão baseadas na Atenção Primária à Saúde (APS) e vão seguir a mesma estrutura das demais unidades da Cemig Saúde. Por meio delas, a Operadora busca promover um cuidado integral e coordenado a seus beneficiários, a partir do atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, que reúne médico da família, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.

Em seu discurso, o Presidente da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, descreveu seu sentimento a respeito desse momento. “É a união de quatro autogestões, com foco em oferecer um cuidado diferenciado a todas as pessoas que confiam a nós o seu bem mais precioso, que é a sua saúde. Nada disso seria possível sem essa integração promovida pela Unidas e sem o brilhante trabalho da nossa equipe, que tanto tem se dedicado à consolidação do modelo de Atenção Primária à Saúde”.  

As novas parcerias com três operadoras de autogestão demonstram, mais uma vez, como a Cemig Saúde tem se empenhado em inovar ao garantir o melhor cuidado aos beneficiários do interior de Minas Gerais. “Agradecemos a equipe da Cemig Saúde que viabilizou essa parceria. É muito importante estarmos juntos com a CASU, a Copass e a PASA, juntamente com as Clínicas Expressas do Brasil, pois estamos viabilizando um momento histórico não só para as autogestões envolvidas, mas também para a Unidas. Esse é um momento muito importante para a Cemig Saúde e demonstra que estamos no caminho certo, utilizando o modelo ideal”, conta Marcos Barroso.  

Para o superintendente da Copass, Omar de Carvalho, trata-se de um momento memorável. “Conseguimos fazer uma parceria entre quatro empresas em busca do mais importante, que é a qualidade de assistência para o nosso beneficiário. Além de somar experiências, isso nos permite um compartilhamento de custos, o que representa maior sustentabilidade para as quatro operadoras”, declara.

A assinatura do documento foi celebrada pelo presidente da Diretoria Executiva da CASU, Dr. Dirceu Wagner. “Este é um sonho que sempre tivemos, um marco histórico muito importante. São quatro empresas importantíssimas em Minas Gerais e que são líderes em termo de exemplo e avanços compatíveis com a realidade que estamos vivenciando na saúde”, conta.  

O Gerente de Negócios em Saúde da CASU, Wesley Nunes, também esteve presente na cerimônia. “É um momento histórico para as autogestões, pois conseguimos reunir autogestões com um propósito muito grande: cuidar melhor da saúde dos nossos beneficiários. E a Unidas tem um papel importante nisso, pois essa ideia nasceu em um dos congressos da Unidas e prosperou, tendo uma participação importantíssima da Cemig Saúde”.  

As parcerias também são uma forma de expandir a atenção primária, modelo usado pela Operadora desde 2018 e que conta com diversas vantagens, combinando ações preventivas com a atenção integral à saúde do paciente.  

A Diretora Técnica de Saúde da PASA, Patricia Pena, observa que a atenção primária é a melhor forma de cuidar da saúde das pessoas, e isso tanto sob o ponto de visto do bem-estar dos pacientes quanto da sustentabilidade do cuidado. “Esse conceito não é novo, mas o que é novo são todas as empresas olharem para ele com uma alternativa de solução para cuidar da saúde e pensando no futuro das empresas. Este é um passo muito importante, pois é a concretização do propósito de cuidar da saúde dos beneficiários”, afirma.

Todos os protocolos de segurança foram seguidos durante o evento.

Saúde