O serviço de atendimento remoto agora se chama Telessaúde CASSI. A qualidade e a forma de acesso permanecem a mesma. Se o ícone da Telessaúde CASSI não apareceu para você no aplicativo, é necessário atualizar a versão no seu celular. Esse serviço funciona 24 horas e, desde o lançamento, em 2020, mantém nota de satisfação elevada entre os usuários – em torno de 95% – pela resolutividade, efetividade e comodidade que oferece de receber cuidados sem sair de casa.
As videochamadas são feitas a partir do botão Telessaúde CASSI, na página inicial do app e aqui no site (veja no cabeçalho). Na CASSI, o serviço de Telessaúde opera em um ambiente virtual, organizado e seguro, inteiramente alinhado ao modelo assistencial e ao cuidado já oferecidos no formato presencial pelos serviços próprios da CASSI.
A mudança do nome está adequada à Lei 14.510, que autorizou e disciplinou a prática da telessaúde em todo território nacional, abrangendo a prestação a distância de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas.
Uma outra novidade é a oferta de atenção primária à saúde (APS) de forma remota, pela plataforma Telessaúde CASSI, que oferecerá atendimento de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social e farmacêutico.
A Telessaúde APS é uma das estratégias da CASSI para expansão da atenção primária, pois permitirá alcançar mais participantes em território nacional, beneficiando principalmente aqueles mais afastados dos grandes centros e com menor oferta de serviços disponíveis nas localidades.
A expansão iniciará nesta semana, com a oferta de Telessaúde APS para o interior de Pernambuco e do Maranhão. Essa modalidade de atendimento está disponível desde 2021 para participantes de 145 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, que integram o projeto piloto. A oferta de Telessaúde APS deve alcançar 138 mil participantes em todos os estados, com exceção do Distrito Federal.