CASSI ouve sugestões de participantes de todo o País

A CASSI promoveu dois dias de debates com representantes dos participantes para ouvir sugestões de melhorias nos serviços e contribuir na elaboração de políticas de saúde da Caixa de Assistência. O Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da CASSI, realizado em Brasília nos dias 16 e 17 de novembro, reuniu 46 conselheiros de usuários, a Diretoria e gestores de diferentes áreas de negócio da Instituição.

Os conselheiros fizeram sugestões relacionadas à oferta de credenciados especialmente no interior dos estados, à comunicação da Caixa de Assistência com seus públicos e se comprometeram em contribuir para o aumento da adesão dos participantes à Atenção Primária à Saúde (APS), estimulando a vinculação deles às equipes de saúde que fazem o acompanhamento do cuidado nas CliniCASSI. Também ouviram sobre ações em andamento e sobre a situação atual da CASSI. O presidente Cláudio Said falou das medidas que vem sendo adotadas pela governança capazes de alongar o atual modelo de custeio do Plano de Associados, que combinam aumento de receita – por meio de campanhas para adesão a novos planos para familiares dos funcionários BB e convênios para uso de rede credenciada por outras autogestões, que remuneram a CASSI pelos atendimentos – e recuperação de receita, além de uso racional dos serviços, favorecida pela ampliação da APS. Esse modelo permite reduzir agravos e diminuir a necessidade de gastos com serviços de maior complexidade, como internações hospitalares. “Estamos intensificando o combate ao desperdício, que representa 30% dos gastos em saúde suplementar, vamos ampliar de 66 para 99 o número de CliniCASSI, para expandir a atenção primária”, destacou.

O diretor de Administração de Finanças Hugo Brandão também falou dos investimentos feitos em reformas, ampliações e relocalização de CliniCASSI, para permitir acesso de todos os participantes à APS e apresentou melhorias que resultaram na agilização dos pagamentos pela CASSI. “O reembolso, que tem prazo contratual de 30 dias, é feito em média dentro de sete dias. Já foi menor esse prazo (5 dias), mas diante do aumento das tentativas de fraude envolvendo esses processos, a CASSI precisou adotar novas medidas de proteção. Temos o menor tempo de pagamento a prestadores de serviços entre as grandes operadoras: 31,46 dias, sendo que a segunda melhor colocada leva em média 38 dias.”

O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, reforçou o compromisso da CASSI em oferecer “atenção integral à saúde, com inovação, qualidade e sustentabilidade”. Citou a intensificação da produção científica por profissionais de saúde da Caixa de Assistência, que contribui para ações baseadas em evidências, com maior resolutividade, e da participação desses colaboradores em fóruns científicos nacionais e internacionais, além da aproximação com as universidades. “Queremos ampliar as parcerias com os meios acadêmicos, o que nos permite alinhar o modelo de cuidado da CASSI ao que existe de mais moderno.”
O diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Participantes, Carlos Flesch, citou conquistas recentes proporcionadas pelo lançamento de novos planos, que aumentou a retenção dos participantes em relação a anos anteriores, acompanhando uma tendência do mercado de saúde. “Nossa retenção era de 18% e está em 37% e agora o Banco do Brasil será nosso parceiro para ampliar a oferta dos planos para familiares por meio dos canais BB.” O diretor também falou dos esforços para controle de despesas e desperdícios, como o incentivo à contestação de procedimentos que os participantes não reconhecem.

Entenda os Conselhos de Usuários da CASSI
Os conselheiros atuam como representantes dos planos de maneira voluntária, reunindo-se mensalmente com os gestores da CASSI nos Estados. O propósito é acompanhar de perto, sugerir ações e defender um atendimento adequado às necessidades de saúde dos participantes, abrangendo proteção, recuperação e reabilitação.
A cada dois anos, representantes dos Conselhos estaduais se reúnem em Brasília para o Encontro Nacional, para discutir sobre temas de saúde com a Diretoria da CASSI, ampliando assim a participação social na Caixa de Assistência."

“Os Conselhos de Usuários são parte fundamental no modelo de governança da CASSI e a elaboração das políticas de saúde é o papel mais importante”, avalia o presidente da Caixa de Assistência.