
Sorrir faz bem, mas a saúde bucal vai muito além da estética! No Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), reforçamos a importância de manter a boca saudável para evitar problemas que podem afetar todo o corpo.
Boca saudável, corpo saudável
Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros e brasileiras não visitam o dentista ao menos uma vez por ano. A falta de cuidado com os dentes e gengivas pode trazer mais consequências do que imaginamos: cerca de 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.
Infecções bucais podem aumentar o risco de doenças cardíacas, afetar o sistema imunológico, causar problemas respiratórios e até impactar a saúde mental.
Dicas essenciais para manter um sorriso saudável:
Cuidado desde cedo
A saúde bucal começa antes mesmo do nascimento dos dentes! Para bebês, recomenda-se a limpeza da gengiva e língua com uma gaze ou fralda umedecida.
A partir dos 18 meses, já se pode usar uma escova pequena e macia com uma quantidade mínima de creme dental. Para crianças maiores, a escovação correta e o uso de fio dental devem se tornar um hábito diário.
E para quem usa prótese?
Já ouviu falar em odontofobia?
Muita gente evita consultas odontológicas por ansiedade, mas em alguns casos, esse medo extremo pode ser odontofobia. Esse transtorno impede a pessoa de buscar tratamento, o que pode agravar problemas bucais.
O medo do dentista pode ser superado! Para enfrentá-lo, algumas dicas são:
A saúde bucal é essencial! Compartilhe essas informações e ajude mais pessoas a cuidarem melhor do sorriso e da saúde.
#StellantisSaúde