
Você sabia que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma)?
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que pode chegar a não dar sinais. Contudo, é fundamental que os homens realizem o exame ao completarem 50 anos de idade.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
1) Ter uma alimentação saudável;
2) Manter o peso corporal adequado;
3) Praticar atividade física;
4) Não fumar;
5) Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Neste mês, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde (MS) aproveitam as celebrações em torno do Novembro Azul para divulgar ações importantes no sentido de que o homem cuide da saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, a pasta lançou, com apoio técnico do Inca, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na internet (http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata). O Inca também postou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? (https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso) com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde.
A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. Além disso, o Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e ao mesmo tempo um convite para que o homem se cuide.
O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
Quais os fatores de risco?
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado. Tenha Boa Saúde: (71) 2101-3444