Tudo o que você precisa saber sobre a meningite

Na última década (2008-2018), três pessoas foram diagnosticadas com meningite por dia na Bahia, um total de 11.531 casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 1.064 morreram (uma a cada 100 vítimas). O estado é o sétimo do País no número de ocorrências da doença.

Até o final de fevereiro de 2019, foram confirmados na Bahia três casos de meningite meningocócica e três de meningite por pneumococos, com uma morte em Feira de Santana, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A Sesab não divulgou dados gerais de outros tipos de meningite.

Em Salvador, foram 14 pessoas com diagnóstico de meningite de todos os tipos até o dia 6 de fevereiro, três a menos que no mesmo período do ano passado. Mas como anda o seu conhecimento quando o assunto é meningite?

Recentemente, o Jornal CORREIO listou alguns pontos importantes para esclarecer a respeito dessa doença perigosa. Conheça:

O que é meningite?

É um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias. Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

Quais são os sintomas da meningite?  

Tanto na bacteriana como na viral os sintomas incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). 

Como a meningite é transmitida?  

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande incidência, especialmente nas infecções por enterovírus.

Como é feito o diagnóstico da meningite?   

Se o médico suspeita de meningite, ele solicita a coleta de amostras de sangue e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório então testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como deve tratar a infecção.

Como prevenir a meningite? 

É uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são: vacina meningocócica conjugada sorogrupo C, pneumocócica 10-valente (conjugada), Pentavalente e BCG.