Sorrir faz bem para à saúde?

Sabe aquele ditado que diz que “rir é o melhor remédio”? Pois saiba que ele faz muito sentido. Diversos estudos científicos têm demonstrado que o ato de sorrir acrescenta inúmeros benefícios à saúde, o que inclui o relaxamento do corpo e da mente.

Só para você ter ideia do quanto que sorrir faz bem à saúde, quando uma pessoa dá uma risada o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral.

Além disso, inúmeros trabalhos científicos chegaram a conclusões que sorrir emagrece, favorece a autoestima e a circulação sanguínea, diminui a dor e reduz o estresse – este último, um dos grandes vilões dos nossos tempos.

Sorrir é exercitar

De acordo com um estudo de pesquisadores da Loma Linda University, na Califórnia (EUA), sorrir pode ser tão saudável quanto a prática de exercícios físicos – o que não significa, obviamente, que uma deve substituir a outra.

É que uma gargalhada é capaz de movimentar nossos músculos (abdome, pernas, braços e pés). É difícil perceber, mas ao sorrir o ser humano é capaz de movimentar 12 músculos faciais, número que dobra quando gargalhamos. O simples ato de conversar e gargalhar ao mesmo tempo, por exemplo, é capaz de estimular até 84 músculos. Tamanho exercício facial ajuda a esticar a pele e retardar o aparecimento de rugas.

Sorrir faz bem ao coração

Outra conclusão interessante dos estudos científicos revela que o ritmo cardíaco acelera durante o ato de sorrir. Os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto, em comparação com as 70 pulsações por minuto quando estamos em repouso.

Esse aumento da pulsação faz com que o sangue circule com mais intensidade no organismo, o que aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, concluíram que o bom humor pode ter influência direta no sistema imunológico do ser humano e ajudar a combater doenças, como a gripe.

Segundo o estudo (2017), o ato de sorrir, que é encarado como “humor positivo” é capaz de melhorar a resposta dos anticorpos humanos à vacinação. Portanto, não perca a oportunidade de sorrir o máximo que puder. Só depende de você, é de graça e faz bem à saúde!

Sorrir pode, sim, ser o melhor remédio.