
Depois do Outubro Rosa, é hora de cuidar da saúde masculina. O Novembro Azul está aí para lembrar sobre a importância da prevenção para as doenças que podem acometer os homens, como o Câncer de Próstata. Não apenas neste mês, como em todos os outros, o preconceito e o receio devem ser deixados de lado e a prevenção deve vir em primeiro lugar.
O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. A doença tende a ser silenciosa, uma vez que o tumor pode demorar até 15 anos para alcançar 1 cm de extensão, atingindo, na sua maioria, homens mais velhos a partir dos 60 anos. Porém, os exames preventivos com o urologista são indicados desde os 45 anos de idade.
Para que o tratamento do Câncer de Próstata seja realizado com sucesso, aumentando as chances de cura - que giram em torno de 90% a 95% quando o diagnóstico é realizado precocemente - é de suma importância que o assunto seja tratado com naturalidade e ênfase na importância da prevenção, diminuindo as barreiras impostas pela maioria dos homens.
Todo homem, dentro da faixa etária estabelecida, necessita realizar uma consulta urológica, na qual os exames complementares serão solicitados e o toque retal será realizado, mesmo na ausência de sintomas específicos. O exame de toque, ainda tão rodeado de tabus, é simples, rápido e praticamente indolor, não interferindo em nada na sexualidade masculina. Junto a este, é realizada ainda a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA), que possibilita o rastreamento e a sequência ideal de tratamento para quadros avançados de neoplasia da próstata.
Homem que é homem se previne! Aproveite o Novembro Azul e vista-se de amor próprio. Cuide-se!