Centro da Criança conta com ambientes acolhedores e lúdicos

O Centro da Criança congrega espaços direcionados ao atendimento dos pequenos pacientes, em ambientes acolhedores com arquitetura e decoração temáticas que interagem ludicamente com a garotada, a começar pela recepção. Ao lado dela, há o Espaço Kids para a criança relaxar enquanto aguarda atendimento.
Quatro consultórios para consultas agendadas e de pronto-atendimento são batizados de Consultórios da Girafa. A Sala de Aplicação do Avestruz destina-se à aplicação de medicamentos. Os procedimentos de nebulização ocorrem na Sala de Inalação do Elefante. Na Sala de Atendimento Individualizado do Pinguim procede-se ao atendimento de urgência e no Quarto de Isolamento do Urso o paciente fica em tratamento pelo tempo que for necessário com todo o conforto. A estrutura se completa com a Sala de Sutura do Jacaré, a Sala de Gesso do Macaco e a Sala de Observação do Leão.

“Nos preocupamos com o carinho e zelo que toda a criança merece ao receber cuidados. O princípio deste projeto foi criar um espaço de segurança e acolhimento a todos sem perder o encantamento que o local deve ter com as crianças. O projeto tenta traduzir em desenhos o anseio de cada cliente”, declara André de Ataydes Pinto, arquiteto e urbanista da UNI Arquitetos, responsável pelas obras do Centro da Criança.
Isabela Rech Schumacher, proprietária da Arquitocos – Arquitetura para Crianças, responsável pela concepção lúdica do Centro da Criança, explica que os ambientes divertidos evocam uma floresta, com os animais contando a história.
A girafa, normalmente utilizada em réguas de crescimento infantil nos consultórios médicos, é a anfitriã dos espaços de consulta. Já um elefante, com sua tromba, convida para o espaço de inalação. A imagem dos bichos apresenta texturas que estimulam a criança a tatear os animais. Um quadro de curiosidades está instalado em cada ambiente para contar um pouco sobre cada animal.
“Chegar num local onde somos acolhidos e possamos tirar o foco da dor já causa um certo alívio. Se a criança puder dar um sorriso, já temos um sinal de esperança de que tudo vai ficar bem. A proposta criada para a sinalização dos espaços foi o acolhimento da família toda. Desta forma, foram pensados ambientes em que a criança viva experiências positivas através do estímulo dos sentidos. O uso dos sentidos como visão, tato e audição faz com que a criança interaja e se sinta pertencente ao local e, consequentemente, segura”, detalha a arquiteta Isabela Rech Schumacher.

Uma obra de quase mil metros quadrados

O Centro da Criança é o novo empreendimento assinado pela operadora Fátima Saúde. Ocupa cerca de mil metros quadrados junto ao Complexo Fátima Saúde, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central. Desde o dia 14 de setembro, o novo espaço está de braços abertos para atender crianças e adolescentes de zero a 14 anos, tanto com agendamento de consultas quanto com uma completa estrutura de pronto-atendimento pediátrico, diminuindo o tempo de espera das famílias e seus filhos e agilizando atendimentos de emergência e
procedimentos eletivos.
Dessa forma, a operadora amplia sua estrutura no coração da cidade, gerando mais empregos. O Centro da Criança já estava planejado e o Fátima Saúde optou por manter o investimento a despeito das incertezas provocadas pela Covid-19.
A novidade, situada num prédio histórico que já abrigou, nos primórdios, o Hospital Del Mese, passou por ampla reformulação para propiciar o nascimento de um empreendimento de vanguarda, que revoluciona o segmento de saúde de Caxias do Sul e região.

 

Estrutura ampliada em 30%

Com a criação do Centro da Criança, o complexo de saúde do Fátima Saúde amplia em 30% sua estrutura física, atingindo 7 mil metros quadrados em sete andares. O empreendimento envolveu obras intensas, nos últimos meses, para redimensionar salas e adequar toda a estrutura às normas de segurança, saúde e higiene.
Equipamentos médicos de ponta e mobiliário exclusivo preenchem os espaços, em ambientes lúdicos e aconchegantes, garantindo o acolhimento da criançada, incluindo área de recreação.

Obedecendo às limitações impostas por decretos municipais e estaduais por conta da pandemia, as obras tiveram sequência nos últimos meses, com as equipes trabalhando em turnos devidamente espaçados,
mantendo o distanciamento mínimo, usando máscaras e com menos integrantes, preservando os cuidados e as normas para evitar a propagação da doença.
O projeto já nasce com parceiros renomados, como o MarcoSaúde, plano de saúde feito sob medida para atender aos funcionários da Marcopolo e seus dependentes, numa parceria entre o Fátima Saúde e a fabricante de ônibus; além dos laboratórios Alfa e Vero Dellaudo.

Fotos: Rodrigo Onzi

 

Institucional Tipos de dor