Importante cirurgia cardíaca é realizada no Hospital Unimed Vale do Sinos

Cooperativa recebeu equipe médica para a realização de Revascularização Miocárdica

O Hospital Unimed Vale do Sinos, hospital referência na região, foi o local escolhido para a realização de um importante procedimento cardíaco realizado pelo Coordenador de Cirurgia Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Orlando Wender.

A cirurgia de revascularização miocárdica, também conhecida como cirurgia de ponte de safena, é indicada para pacientes que têm entupimentos das artérias do coração em um grau avançado. Conforme explica Wender, a cirurgia consiste em uma incisão no tórax, para ter acesso ao coração e ao preparo de um dos enxertos que se utiliza a artéria mamária. “Como geralmente são necessários mais de um enxerto, se faz um incisão na perna para retirada de um segmento da veia safena para fazer, quando necessário, mais de uma ponte”, explica o médico. “Os enxertos são suturados nas partes sadias das artérias coronárias e na aorta, desviando das partes obstruídas, redirecionando o sangue para áreas em que antes não havia fluxo adequado”, completa.

Para receber a cirurgia e a equipe médica responsável foi organizada uma estrutura para cirurgia cardíaca, além de adquirir equipamentos de última geração, entre eles uma Máquina de Circulação Extracorpórea, um aparelho de ecocardiograma exclusivo para o transoperatório das cirurgias, um aparelho para controle dos exames sanguíneos de coagulação com resultados imediatos e instrumental cirúrgico importado. “A aquisição desses materiais agrega muita tecnologia e estrutura ao bloco cirúrgico e ao Hospital Unimed Vale do Sinos como um todo, propiciando que se faça toda cirurgia de ponta na instituição”, explica Wender.

Máquina de circulação extracorpórea

Para a realização da cirurgia, Dr. Orlando Wender contou com uma equipe composta por mais três cirurgiões e uma técnica em Circulação Extracorpórea, além de extensa preparação e reuniões com bloco cirúrgico, enfermagem, técnicos, administrativos, laboratório clinico, radiologia, equipe de suprimentos, UTI e anestesistas. “A realização desse tipo de cirurgia requer muitos recursos humanos, técnicos e tecnológicos, pois envolve várias especialidades médicas e setores do hospital, o que somente é possível em hospitais que dispõem dessas variáveis”, salienta Wender. “A montagem dessa estrutura e a concretização desse plano coloca o Hospital Unimed Vale dos Sinos em outro nível qualidade assistencial, podendo, a partir de agora realizar, com alta qualidade a alta complexidade em cardiologia e cirurgia cardíaca. Esse tipo de realização só é possível quando se pensa em montar um grande hospital”, completa o cirurgião. “Agradeço a oportunidade a confiança que me foi dada pela diretoria da Unimed Vale do Sinos”, salienta.

O Dr. Orlando Wender atua no Hospital de Clinicas de Porto Alegre, onde é Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca e Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, atua também no Hospital Moinhos de Vento, onde é o Coordenador da Cirurgia Cardíaca. Wender é Doutor em Medicina pela Universidade de Munique, na Alemanha, onde fez seu Fellowship em Cirurgia Cardíaca entre 1987-1989.

Sala cirúrgica