
Pessoas com doença periodontal são quase duas vezes mais propensas a sofrer de doença cardíaca, de acordo com a American Academy of Periodontology. A má escovação leva ao acúmulo de bactérias nos dentes causando mau hálito, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Essa inflamação também oferece riscos ao coração. A bactéria que está na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite, chega ao coração e se instala em uma válvula que já tem problema. Aí se dá a endocardite, uma infecção do tecido interno.
Outra possibilidade é a inflamação da gengiva produzir proteínas que ativam a destruição do tecido e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. Além disso, a inflamação diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo. Todos esses fatores podem causar doenças coronárias e levar a um infarto. Alimentos muito quentes e duros, quando mastigados, também podem provocar lesões no tecido gengival, favorecendo a adesão de micro-organismos, por isso a higiene oral, após as refeições é tão importante.
Devido à forte ligação entre boca saudável e coração saudável é muito importante cuidar de sua saúde bucal. Os primeiros sinais da doença gengival incluem:
- Sangramentos e gengivas inchadas
- Mau hálito
- Feridas na boca
- Recessão gengival
Quem tem problema cardíaco deve procurar um dentista regularmente e apresentar boa higiene bucal.