Conexão Saúde Santa Efigênia cumpre o propósito de acolhimento da APS, afirma assessora da Unidas

Na tarde da segunda-feira (6), o time de profissionais da clínica do Conexão Saúde Santa Efigênia, bem como gestores e colaboradores da Cemig Saúde, recebeu visita de equipe da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas). O grupo aproveitou a estada em Belo Horizonte para conhecer o espaço e a metodologia de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) da Operadora.


Para a assessora das Comissões Técnicas da Unidas Nacional, Dulcemar Gonçalves Barreto, a equipe da Cemig Saúde realiza um trabalho que vai ao encontro do propósito da Atenção Primária à Saúde (APS). “O acolhimento desde a porta de entrada, bem como a riqueza de cuidados que vocês tiveram em recepcionar todos os seus beneficiários com certeza trará bons resultados”, frisou.


A gerente Executiva da Unidas, Amanda Bassan, parabenizou a estrutura disponibilizada pela Cemig Saúde. “Realmente tudo foi feito com muito cuidado e com muito zelo, cada detalhe foi feito pensando no bem-estar do paciente e em proporcionar a melhor jornada de cuidado para os beneficiários. A Cemig Saúde está de parabéns pela clínica, que seja um sucesso e que venham muitos usuários usufruir desse espaço.”


Por que priorizar a Atenção Primária à Saúde?


A Cemig Saúde tem focado na Atenção Primária à Saúde (APS), pois esse modelo assistencial contribui para que o beneficiário seja o principal protagonista da sua saúde. O modelo de cuidado aborda a saúde e o bem-estar das pessoas, centrando nas necessidades, particularidades e preferências dos indivíduos e suas famílias. O foco está no indivíduo e não na doença. A APS cuida da base dos problemas, evitando que se agravem, e previne o surgimento de novas doenças, integrando ações preventivas e oferecendo uma atenção integral à saúde do paciente com tratamentos e monitoramento. No Conexão Saúde Virtual, assim como no presencial, o beneficiário é acompanhando pelo seu médico de referência, que é o profissional em que ele confia e que conhece todo o seu histórico de saúde. O médico avalia o paciente e, caso seja necessário, o encaminha diretamente para um especialista. Não é preciso encarar filas, passar por uma triagem e nem ser consultado por muitos médicos.