Atenção Domiciliar agora é APS Domiciliar

A Cemig Saúde tem aprimorado e expandido o cuidado baseado no modelo de assistência da Atenção Primária à Saúde (APS), com objetivo de prestar assistência aos seus beneficiários por meio do cuidado coordenado e integral, centrado no indivíduo e família. Atualmente, a Operadora conta com 14 Clínicas do Conexão Saúde (APS Presencial) em todo o Estado de Minas Gerais, além do Conexão Virtual, modalidade na qual o paciente conta com a mesma qualidade do cuidado APS a partir de consultas virtuais.

Dando continuidade à promoção do cuidado de qualidade, centrado no indivíduo e em suas necessidades, a Operadora avança mais um passo e implementa também o modelo de cuidado baseado em APS na Atenção Domiciliar. O objetivo é que a modalidade incorpore os princípios da Atenção Primária à Saúde, como o acesso, cuidado coordenado, integral e contínuo. Uma novidade é a figura do Concierge, responsável por acompanhar e garantir o cumprimento do percurso assistencial, indispensável também para a coordenação e organização das demandas de saúde do beneficiário também nos outros níveis de Atenção, além de avaliar a rede, ponderando as ações necessárias para obtenção de melhorias.

A referência no nível secundário será direcionada preferencialmente aos prestadores que conhecem o propósito da equipe de referência, de modo que façam também a contrarreferência, ou seja, encaminhem as orientações do paciente à equipe de referência. Nesse novo modelo, a equipe vai acompanhar a jornada completa do beneficiário mesmo em outros níveis de Atenção à saúde e caminhará lado a lado do paciente e de seu cuidador.

A APS Domiciliar tem como objetivo nortear a assistência em um modelo preventivo, evitando, sempre que possível, que internações ou procedimentos mais invasivos sejam necessários.