Saiba como funciona a autorização prévia de procedimentos médicos

A autorização prévia é o processo de liberação de determinados procedimentos médicos por parte da Cemig Saúde antes da realização pelos beneficiários. As análises são realizadas pelos auditores do plano que trabalham para preservar a integridade e a saúde dos beneficiários, evitando que sejam utilizados materiais e medicamentos sem registros em órgãos competentes, que sejam realizados procedimentos irregulares, contraindicados, ou que não sejam realmente necessários.

A solicitação para análise deve ser feita pelo prestador (hospital, laboratório, clínica) e não pelo beneficiário. Para que as solicitações sejam avaliadas é necessário que os prestadores de serviço enviem evidências como laudos de exames e outros relatórios referentes ao histórico do paciente com embasamento para a necessidade do procedimento.

A liberação do procedimento respeita os prazos máximos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, mas a maioria das solicitações são respondidas em 3 dias úteis, abaixo do prazo regulamentar.

Quando não for possível atender à demanda imediatamente, a Cemig Saúde retornará em até 5 dias úteis ou, ainda, em até 10 dias úteis, para os casos de solicitação de cobertura de alta complexidade e internação eletiva.