Isolamento é a recomendação para casos gripais leves

O surgimento de uma epidemia de gripe, devido à aparição da variante do vírus Influenza - H3N2, concomitantemente à pandemia de Covid-19, fez com que o número de casos de síndromes gripais disparasse em Minas Gerais e no Brasil.

Diante desse cenário, houve uma corrida em busca da realização de testes para diagnóstico da gripe e da Covid-19. Devido à alta demanda, na rede credenciada da Cemig Saúde, a autorização para a realização dos testes para Influenza, está sujeita à análise prévia da Operadora. De acordo com a norma, a cobertura dos exames é obrigatória apenas para avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (Covid-19).

Mas quais são as diferenças entre as enfermidades?

Tanto na COVID -19 como na influenza, o paciente apresenta o quadro de síndrome gripal, definida por: doença aguda, com febre, mais tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: cefaléia, dores musculares ou dores nas juntas. Desta forma, é difícil distinguir ambas doenças, sem atendimento médico e exames específicos para diagnóstico. Por fim, uma recomendação super importante é se atentar para os sinais de alerta na Covid-19 e na Influenza como o aparecimento falta de ar ou saturação de oxigênio inferior a 94%; persistência da febre e exacerbação de doença preexistente.

Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. Por isso, nos casos leves a recomendação é que o paciente se isole até que os sintomas cessem e, caso necessário, busque orientação médica. Além do atendimento nas clínicas do Conexão Saúde, a Cemig Saúde oferece atendimento on-line para que o usuário não precise sair de casa. O serviço pode ser acessado por meio do telefone 4000-1896 ou pelo site https:/cemig-saude.iron.fit/.