Realizar exames em excesso pode ser prejudicial a saúde

A prevenção é sempre o melhor remédio, no entanto, é preciso ficar atento aos riscos de fazer exame em excesso. A maioria das pessoas prefere exames e medicações em vez de mudar o estilo de vida e, como consequência, sofrem os riscos de seus excessos. Existem exames que se feitos em grande quantidade podem gerar problemas tão ou mais graves que a doença que está sob investigação.

A realização de raios-X e as tomografias computadorizadas (TC), por exemplo, possui efeito cumulativo no corpo humano e, se realizados de forma indiscriminada, podem causar danos nos tecidos do organismo. Por isso, é necessário entender que o exagero na busca por diagnósticos não ajuda a solucionar a enfermidade.

A saúde e qualidade de vida são alcançadas com mudanças de hábitos, e não com uma coleção de diagnósticos. Portanto, seja cético, crítico e curioso a respeito de exames e tratamentos solicitados.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto em uma matéria completa sobre os perigos de fazer exames em excesso no nosso blog.