Conheça a atenção domiciliar da Cemig Saúde e seus benefícios

João tem 72 anos de idade. Devido a um problema de saúde crônico, precisa de cuidados específicos diários e acompanhamento médico constante para garantir a sua saúde e qualidade de vida. João precisa ir diversas vezes por semana ao hospital e, muitas vezes, tem que ser internado. Com isso, aumentam as chances de que ele seja vítima de uma infecção hospitalar ou de outros problemas provocados pelo excesso de internações.  

Como João, é grande o número de pacientes que, por doenças crônicas ou outra condição de saúde, precisam ser monitorados continuamente por uma equipe multidisciplinar. No entanto, encontram nos hospitais e nas internações um grande desafio e um perigo à saúde.  

Atenta a esse cenário, a Cemig Saúde buscou uma forma de evitar os riscos das internações para esses beneficiários e, ao mesmo tempo, garantir o seu bem-estar. Foi assim que surgiu a atenção domiciliar, serviço que promove ações de saúde na casa do paciente, que é atendido por uma equipe multidisciplinar.  

Os serviços oferecidos variam de acordo com a complexidade dos casos e são definidos mediante uma análise feita por uma enfermeira da Cemig Saúde. O cuidado pode ser temporário ou contínuo e a equipe cuidadora também varia: pode ser formada apenas por enfermeiro e médico, ou contar com outros profissionais de saúde, como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.  

De acordo com a enfermeira Maria Fernanda Lima, que atua na atenção domiciliar, o principal benefício do beneficiário é ser acompanhado sem que precise sair de casa. “É um cuidado humanizado e feito no conforto do próprio lar do paciente. Assim, diminuímos os riscos de infecção hospitalar e proporcionamos um atendimento de forma muito mais segura”, observa.  

Para quem a atenção domiciliar é indicada?

O atendimento domiciliar é oferecido para beneficiários portadores de condições crônicas não controladas, como, por exemplo, hipertensão, Alzheimer e diabetes. Quem tem dificuldades de locomoção para atendimento ambulatorial no conexão Saúde ou demais clínicas credenciadas, e dependência parcial ou total para se vestir, alimentar, tomar banho, entre outros cuidados, também pode contar com a atenção domiciliar.  

Quais os critérios de elegibilidade para o atendimento domiciliar?

Para que um beneficiário possa receber esse atendimento, é necessário alguns requisitos. O primeiro é passar pela avaliação e ser aprovado pela equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar da Cemig Saúde.  

Além disso, a família do paciente deve ter condições psicossociais para assumir o cuidado do paciente quando a equipe de saúde não estiver presente. O titular também deve concordar com o cuidado e, havendo impossibilidade clínica comprovada para isso, a concordância deve vir de seu responsável.  

E mais: deve haver um cuidador responsável por assumir os cuidados com o paciente e o domicílio precisa ter uma estrutura física compatível com o tratamento. Por fim, um prestador de serviço da Cemig Saúde precisa estar disponível para prover a atenção domiciliar no endereço do paciente.  

Como aderir ao programa?

A adesão pode ocorrer de diferentes formas. A própria Cemig Saúde pode convidar um beneficiário para participar, após detectar sua elegibilidade pelo serviço de busca ativa. Os prestadores de serviço da Operadora também podem identificar aquele paciente que tem o perfil certo e indicá-lo.   Além disso, os próprios beneficiários do plano podem solicitar sua inclusão à atenção domiciliar por nossos canais de atendimento: Chat (pelo Portal Cemig Saúde e aplicativo), Fale Conosco (também pelo portal) e Central de Atendimento Telefônico (0800 030 9009 e (31) 3429-5200 – para ligações originadas de celular).  

O que achou de conhecer mais sobre a atenção domiciliar? Deseja contar com esse serviço? Então, entre em contato por nossos canais de atendimento e receba todo o cuidado que sua saúde precisa!

Saúde