Abril Verde: conheça as ações da Cemig Saúde em prol da saúde e segurança corporativa

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações em prol da saúde e segurança no trabalho, todos os anos é celebrada a campanha Abril Verde. O movimento surgiu devido ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorados em 28 de abril.  

As datas são uma homenagem feita por sindicados canadenses a 78 trabalhadores que morreram em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Desde então, em todo mês de abril, as empresas promovem iniciativas com foco na saúde e segurança de seus funcionários, por meio de debates, palestras, treinamentos, entre outras atividades.  

Conheça a Saúde Corporativa

Aqui na Cemig Saúde, estamos sempre atentos às melhores práticas de saúde no trabalho. E foi pensando nisso que, em 2020, criamos a Saúde Corporativa. Trata-se de uma iniciativa que promove uma série de ações em prol da saúde dos colaboradores da Cemig Saúde e de suas patrocinadoras.  

A primeira ação da Saúde Corporativa foi a criação da pesquisa Perfil de Saúde, destinada aos beneficiários titulares ativos da Cemig Saúde, Forluz e Gasmig. Com a pesquisa, a Operadora conseguiu conhecer melhor as pessoas atendidas pelo plano, de modo a criar iniciativas de saúde de acordo com suas necessidades.  

A enfermeira Bruna Carla dos Anjos é responsável pela Saúde Corporativa e destaca que, com a ajuda da pesquisa, foi possível conhecer melhor os colaboradores da Cemig Saúde e das patrocinadoras e criar ações de saúde mais assertivas. “Após conhecer melhor os beneficiários, encaminhamos aqueles com alguma patologia crônica ou que não estavam em cuidado coordenado para as clínicas presenciais do Conexão Saúde ou para o Conexão Remoto. Também auxiliamos e norteamos as patrocinadoras na promoção de ações internas relacionadas à saúde dos colaboradores”, observa.  

A Saúde Corporativa também trabalha com campanhas temáticas mensais, como é o caso do Janeiro Branco (Saúde Mental), Outubro Rosa (prevenção do Câncer de Mama), Novembro Azul (prevenção do Câncer de Próstata) e, este mês, o Abril Verde, por exemplo. No caso da Cemig, nossa maior patrocinadora, a Saúde Corporativa atua junto à área de Saúde Ocupacional da empresa, promovendo ações contínuas em prol da saúde.  

A enfermeira Bruna resume, em poucas palavras, a grande proposta da iniciativa: “Nosso objetivo é cuidar da saúde dos nossos colaboradores e dos profissionais de nossas patrocinadoras”.

Saúde