Cuidado, prevenção e conscientização no Dia Mundial da Saúde

“A construção de um mundo mais justo e saudável”. Este é o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira, 7 de abril. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é comemorada desde 1950 com o objetivo de alertar sobre os principais problemas de saúde da população mundial.  

Como ainda estamos em meio à pandemia de Coronavírus, com números crescentes no Brasil de novos casos e mortes provocados pela Covid-19, falar sobre esse assunto nunca foi tão importante. E o tema do Dia Mundial da Saúde em 2021 foi escolhido justamente devido a esse cenário – afinal, a pandemia fez com que as desigualdades sociais ficassem ainda mais explícitas.  

Desde que o novo vírus foi identificado e se espalhou pelo mundo, foi possível perceber o quanto as desigualdades sociais afetam de maneira perversa as minorias raciais e de gênero, aqueles que não têm condições seguras de moradia, acesso à educação, oportunidades de emprego e renda. “Isso leva a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura. E prejudica nossas sociedades e economias”, alerta a OMS.  

Nesse sentido, a organização aproveita o Dia Mundial da Saúde para chamar a atenção de líderes e governantes sobre a importância de atuar em diferentes frentes. Entre elas, garantir serviços de saúde de qualidade para todas as pessoas, projetos de saneamento básico, campanhas de vacinação e prevenção de doenças, entre outros.  

Conte com a Cemig Saúde para garantir o seu bem-estar  

Caso precise de atendimento médico, a principal recomendação é acionar o nosso Pronto Atendimento Online e fazer uma teleconsulta. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e está disponível para todos os beneficiários do plano, sendo o meio mais rápido e seguro para receber atendimento médico na pandemia.

Em caso de dúvidas sobre os atendimentos de Covid-19 na Operadora, entre em contato conosco pelo Chat (no Portal Cemig Saúde) ou pela Central de Relacionamento Telefônico (0800 030 9009 ou (31) 3429-5200 – para ligações originadas de celular).  

Em tempos de Coronavírus, nunca é demais lembrar:

  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente e use álcool em gel;
  • Fique em casa e pratique o isolamento social;
  • Se sair, use máscara e evite aglomerações;
  • Evite ir a ambientes hospitalares, onde o risco de infecção pelo vírus é maior;
  • Adie cirurgias e procedimentos eletivos, se possível.