Conheça as ações da Cemig Saúde no combate ao Coronavírus

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o novo Coronavírus como uma pandemia, em março de 2020, a Cemig Saúde vem intensificando sua atuação para levar o melhor cuidado aos beneficiários do plano e oferecer soluções de assistência com o máximo de qualidade no combate à Covid-19.  Desde o início da pandemia, a Operadora investiu mais de R$ 2 milhões no cuidado com as pessoas atendidas pelo plano.  

No mês de abril, a Operadora lançou o Alô Cemig Saúde, canal de atendimento telefônico para assuntos relacionados à saúde, inclusive o Coronavírus. Ele ficou em operação entre abril e setembro de 2020 com o objetivo de levar toda a assistência, acolhimento e suporte necessários aos beneficiários no início da pandemia. Disponibilizado 24h por dia, sete dias por semana, o canal recebeu quase 7 mil ligações no período em que esteve no ar.  

Para tirar as principais dúvidas dos beneficiários no período, tanto sobre o plano quanto em relação ao Coronavírus, a Cemig Saúde ainda lançou o serviço de Chat, que se tornou o meio mais rápido de entrar em contato com a Operadora. Entre 16 de abril e 1º de dezembro, foram realizados 10.506 atendimentos pelo serviço, em uma média de 158 atendimentos por mês.  

Outro serviço lançado foi o Pronto Atendimento Online, um serviço de atendimentos médicos via teleconsulta disponibilizado a todos os beneficiários, que se tornou uma modalidade fixa do plano. Os atendimentos, feitos de maneira virtual por médicos do Hospital Albert Einstein, possibilitam que os beneficiários recebam o cuidado de que precisam sem sair de casa, com conforto e segurança. Entre 13 de abril e 28 de novembro, 2.253 beneficiários se consultaram pelo Pronto Atendimento Online, de um total de 2.857 atendimentos.  

A Operadora ainda inaugurou novas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) de seu modelo de cuidado, o Conexão Saúde, mantendo o atendimento presencial ao público seguindo todas as orientações de saúde e segurança dos órgãos oficiais. Além das duas clínicas de APS localizadas em Belo Horizonte, outras duas unidades foram inauguradas durante a pandemia: uma em Uberlândia e outra em Juiz de Fora. Dessa forma, o cuidado foi expandido para o interior de Minas Gerais, levando a mais beneficiários vinculados um atendimento integral, coordenado e humanizado.  

O Conexão Saúde passou a contar também com uma plataforma de teleatendimento, de forma que os beneficiários vinculados recebam orientações de saúde de seu médico de referência sem sair de casa. Entre os meses de abril e outubro, foram 3.012 atendimentos remotos oferecidos pela clínica do Barro Preto e 3.072 pela clínica do bairro Santo Agostinho. Já pelo Programa de Gestão de Crônicos, linha do Conexão Saúde que atende exclusivamente beneficiários com doenças crônicas, foram feitos 2.261 atendimentos remotos relacionados à Covid-19 entre março e novembro.  

Os profissionais de saúde da Operadora ainda promoveram um contato regular com os beneficiários para acompanhar a saúde das pessoas atendidas pelo plano, serviço conhecido como busca ativa. Entre 16 de março a 8 de agosto, foram feitos 17.539 contatos de busca ativa, realizados por ligação telefônica e mensagens via celular.

Como o cuidado com a mente também é essencial, principalmente em um período difícil, a Cemig Saúde fez uma parceria com a plataforma Psicologia Viva, que oferece serviços psicológicos online por videoconferência. O convênio continua a ser oferecido e pode ser acessado a qualquer momento do dia ou da noite.   

Com o aumento dos casos de Coronavírus em todo o Brasil, a Cemig Saúde reforça a importância de que todos se protejam e continuem a adotar as medidas necessárias de prevenção contra o vírus, principalmente o distanciamento social. A Operadora também segue à disposição de seus beneficiários para tirar dúvidas e oferecer orientações relacionados à Covid-19 ou ao plano de saúde, reafirmando seu propósito de cuidar da saúde das pessoas.

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