Estou com sintomas de resfriado ou gripe. Preciso fazer exames para detectar se estou com COVID?

Se o beneficiário da Cemig Saúde apresentar sintomas de resfriado ou gripe, deve procurar o médico de referência, que irá avaliar, tirar dúvidas e, se necessário, indicar o teste para Covid-19.

Para confirmar a presença do novo coronavírus, existem diversos tipos de exames laboratoriais:

O padrão ouro para o diagnóstico de coronavírus é o RT-PCR, (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), um exame que detecta a presença do vírusem material retirado da mucosa nasal e da garganta. Deve ser realizado nos pacientes que estão na fase aguda da doença, preferencialmente entre o terceiro e quinto dia do início dos sintomas. A sua utilidade é apenas para pacientes que possuam sintomas de resfriado ou gripe e deve ser solicitado pelo médico assistente.

Caso seja necessário realizar esse exame, o beneficiário poderá se dirigir a um de nossos credenciados com o pedido médico em mãos e sua justificativa de solicitação. Nesse caso, a autorização é automática, mediante a apresentação da documentação citada acima.

 Confira aqui a lista de credenciados aptos a realizarem o exame RT-PCR. 


Outro exame que pode ser solicitado é o de Sorologia IgG ou Anticorpos Totais. A autorização está sujeita à análise prévia da Operadora pois, para esses casos, há uma Diretriz de Utilização, ou seja, uma definição da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS para a realização desses exames e o melhor período para coleta. Para tal, o beneficiário deve estar com o pedido médico indicando quadro clínico e início dos sinais e sintomas.

As sorologias medem a resposta imune, identificando os anticorpos contra o SARS-COV-2, e significando contato prévio com o vírus. São exames realizados em amostras de sangue, soro ou plasma. Por meio deles, é feita a dosagem de anticorpos produzidos pelo corpo em resposta à infecção.

 Confira aqui a lista de credenciados aptos a realizar o exame de Sorologia IgG ou Anticorpos Totais. 

É importante lembrar que, até o momento, não se sabe se a imunidade será permanente ou não, ou seja, se uma vez infectado, estamos permanentemente protegidos contra a doença.

A Cemig Saúde reforça a necessidade de adotar as boas práticas durante o período de confinamento, para evitar o contágio próprio e o dos que amamos. E reiteramos que seguiremos ao seu lado, buscando soluções que o mantenham seguro.

Caso tenha alguma dúvida, acesse aqui mesmo nesse Portal o Chat ou o Fale Conosco.