Dezembro Laranja: saiba como se prevenir contra o câncer de pele

Todos os anos, milhares de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2020 é que haja mais de 180 mil novos casos da doença no Brasil e mais de 4 mil mortes provocadas tanto pelo câncer de pele melanoma quanto não melanoma.

No Brasil, um entre cada quatro casos de câncer são de pele, o que significa que cerca de 30% dos casos estão relacionados ao problema. No entanto, a boa notícia é que o melanoma, a forma mais séria da doença, é mais rara, enquanto o não melanoma, tipo menos agressivo, corresponde a 96% dos casos.

Para alertar a população sobre os riscos da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove todos os anos a campanha Dezembro Laranja. Você sabia que, ao contrário da maioria das doenças, o câncer de pele pode ser prevenido com a adoção de hábitos simples? Conheça quais são eles:


• Use o protetor solar diariamente. Ele deve ter fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30 e precisa ser usado não apenas em horários de lazer ou ao viajar, mas também quando o tempo estiver frio ou nublado, pois os raios solares são capazes de atravessar as nuvens;

• Ao sair de casa, use chapéus ou bonés de abas largas, roupas adequadas e óculos escuros com proteção ultravioleta;

• Evite ficar exposto ao sol entre 10h e 16h, momentos em que a radiação solar é maior. Nos demais períodos do dia, a recomendação também é procurar locais com sombra.

O autocuidado é outra prática essencial para manter a sua saúde em dia. Por isso, sempre observe se sua pele não possui nenhuma pinta ou mancha – uma pinta escura de bordas irregulares, acompanhada de coceira e descamação, é o principal sintoma em ambos os tipos de câncer de pele. Caso observe algum sinal suspeito, converse com seu médico de referência.