Dezembro Vermelho: Mês da luta e prevenção contra o HIV e a Aids. Fique por dentro!

Após nos conscientizarmos sobre a importância do autocuidado para homens e mulheres, durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul, é hora de dar as boas-vindas a outra campanha muito importante: o Dezembro Vermelho. Criada em 2017, a campanha é voltada à prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A iniciativa é promovida neste mês devido ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. Como a informação é o melhor remédio para evitar a maioria das doenças, trouxemos neste conteúdo as principais dúvidas relacionadas ao HIV e à Aids. Acompanhe!

Qual é a diferença entre HIV e AIDS?
Apesar do que muitas pessoas pensam, os dois conceitos não são sinônimos. O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids, que ataca células responsáveis por defender o organismo contra doenças. Já a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo vírus do HIV. Ou seja, nem todo paciente com HIV chega a desenvolver a Aids.

Existe cura para a Aids?
A ciência ainda não descobriu uma cura para a infecção causada pelo vírus HIV, mas há remédios que podem reduzir drasticamente a progressão da doença – os chamados antirretrovirais (ARV). Eles surgiram no final da década de 1980 e impedem a multiplicação do HIV no organismo e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Usando regularmente os ARV, uma pessoa infectada com o HIV terá uma melhor qualidade de vida e chances reduzidas de internações e infecções por doenças oportunistas.

Como o HIV é transmitido?
Pacientes soropositivos (com Aids ou não) podem transmitir o vírus a outras pessoas nas seguintes situações:
• por meio de relações sexuais desprotegidas;
• pelo compartilhamento de seringas contaminadas;
• de mãe para filho, durante a gravidez ou amamentação (quando as medidas de prevenção não são tomadas).

Como pessoas que vivem com HIV e Aids ainda são estigmatizadas e, muitas vezes, discriminadas, é comum encontrar mitos quanto à transmissão da doença. Por isso, é importante deixar claro que o HIV não é transmitido em situações como beijos, aperto de mão, piscina ou no assento de ônibus, por exemplo.

Como evitar o HIV?
Uma vez que as relações sexuais desprotegidas são a principal forma de transmissão do vírus, o preservativo é o principal método para se prevenir contra ele. Além da infecção pelo HIV, a camisinha também evita outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e a gonorreia.

Outra forma de prevenir contra o vírus envolve a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais. Além disso, antes de uma transfusão de sangue, é necessário testá-lo previamente. Quanto às mães infectadas pelo vírus, elas devem usar antirretrovirais durante a gestação para que não haja a transmissão vertical - devem também se abster de amamentar seus filhos.

Desde 2014, discriminar portadores de HIV e doentes de Aids passou a ser considerado crime. Quem tem essa conduta pode ser condenado a pagar uma multa e ficar de um a quatro anos em reclusão.