Conheça a Gestão de Pacientes Internados e a metodologia DRG

Quando uma pessoa apresenta um problema de saúde e precisa ser internada, seja para passar por uma cirurgia ou receber um cuidado intensivo, por exemplo, é muito importante assegurar que todo o serviço de saúde seja prestado com segurança, qualidade e eficiência.

É por isso que, na Cemig Saúde, adotamos diferentes iniciativas para garantir que a experiência de nossos beneficiários durante uma internação ocorra da forma mais tranquila e segura possível. É aí que entram dois conceitos muito importantes: a Gestão de Pacientes Internados e a metodologia DRG.

Gestão de Pacientes Internados

Essa prática, conhecida por sua sigla GPI, é imprescindível para todo plano de saúde. Ela tem como foco a garantia da qualidade do atendimento oferecido, a ampliação da segurança assistencial e a promoção de uma gestão eficiente de internações. Dessa forma, ela auxilia a mitigar condutas indevidas e a redução de custos, tanto pela otimização de recursos quanto pela eliminação de desperdícios.

Metodologia DRG

Do inglês Diagnosis Related Group (Grupos Relacionados em Diagnósticos), a metodologia DRG é um sistema de classificação de pacientes hospitalizados de acordo com sua complexidade. Para fazer essa classificação, a metodologia leva em conta o diagnóstico, as condições clínicas, as cirurgias e as intervenções terapêuticas recebidas pelo paciente, o que possibilita comparar o que foi previsto e o que foi realizado. Assim, a DRG contribui para uma avaliação apurada de todos os processos e reflete na melhoria da produtividade, na qualidade assistencial e na otimização do uso de recursos.

Ao implantar a Gestão de Pacientes Internados e a metodologia DRG, a Cemig Saúde consegue identificar diversas oportunidades de melhoria em qualidade assistencial, o que contribui para a sustentabilidade do plano. Dessa forma, promovemos uma internação ainda mais segura e oferecemos um cuidado muito mais eficiente para todos.