Saiba como fazer a solicitação de reembolso na Cemig Saúde

O fim do ano se aproxima e, com ele, o prazo final para novas solicitações de reembolso: 11 de dezembro. Confira o calendário de reembolso para o final do ano:

  • Entre 17 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021, a página de reembolso ficará fora do ar. Portanto, fique atento aos prazos.
  • Até 28 de dezembro de 2020, ocorrerão os créditos dos reembolsos processados para o teto de 2020.
  • Em 21 de janeiro, haverá crédito de reembolso futuro para beneficiários que estão com o teto esgotado e apresentarem comprovantes de despesas com data a partir de 1º de outubro de 2020.

Caso um protocolo de reembolso seja cancelado até 11 de dezembro, ele poderá ser reenviado com a documentação completa até o dia 16 de dezembro para ser processado no teto de 2020. E lembre-se: os documentos fiscais têm validade de 90 dias.

Para ajudar você a se organizar, preparamos um material reunindo os documentos necessários para concluir o procedimento de forma eficaz. Vamos nessa?  

Onde posso fazer minhas solicitações? Desde agosto, os pedidos de reembolso se tornaram digitais, sendo agora mais rápidos e práticos. Você pode solicitá-los por aqui mesmo, em nosso Portal, acessando a área do beneficiário, ou por meio do aplicativo da Operadora, que pode ser baixado aqui: Android e App Store.

Como solicito o reembolso? Aqui vão as instruções para obter os reembolsos através do Portal e do App:

Utilizando o Portal Cemig Saúde:

  1. Acesse o site www.cemigsaude.org.br, a partir do navegador Google Chrome, em seu computador.
  2. Clique em “Área do Beneficiário” e digite sua identificação de usuário (número completo do seu cartão) e senha (a mesma cadastrada no portal) para entrar no portal.
  3.  Clique em “Reembolso” e selecione a opção “Solicitar reembolso”. Uma tela será aberta para que você informe os dados necessários para o requerimento.
  4. Não se esqueça de anexar os documentos comprobatórios das despesas solicitadas (que incluem cupom ou nota fiscal, receitas, pedido médico, entre outros, que podem variar de acordo com sua solicitação). Para facilitar a busca e inserção de arquivos, uma dica é deixá-los salvos na área de trabalho do seu computador.
  5. Depois de confirmar as ações, clique em “Li e Concordo”. 6. Por fim, selecione a opção “Finalizar Solicitação”.

Utilizando o aplicativo Cemig Saúde:

  1. Acesse o aplicativo em seu celular ou tablet.
  2. Faça o login com sua identificação de usuário (número completo do seu cartão) e senha (a mesma cadastrada no portal). Caso não tenha esses dados ou tenha se esquecido deles, selecione a opção “Beneficiário, clique aqui para receber seu login e senha”.
  3. Clique no ícone “Reembolso”. Neste momento, serão exibidas todas as solicitações já feitas, sendo possível acompanhar o processamento e a data de crédito.
  4. Para iniciar uma nova solicitação, clique no sinal de “+”, no canto superior direito da tela.
  5. Leia o “Termo de aceite”, clique em “Li e concordo” e, em seguida, selecione “Próximo”.
  6. Preencha todos os campos com os dados referentes à solicitação.
  7. No app, é possível usar o celular para escanear o código de barras de medicamentos, tornando o processo ainda mais fácil.
  8. Não se esqueça de tirar uma foto ou anexar os documentos comprobatórios das despesas solicitadas (que incluem cupom ou nota fiscal, receitas, pedido médico, entre outros, que podem variar de acordo com sua solicitação).
  9.  Após anexar o documento correto, clique em “Enviar”. Se você quiser solicitar um novo reembolso, basta escolher a opção “Criar nova solicitação”. Caso contrário, basta clicar em “Concluir”.

Ainda não se sente familiarizado o bastante com o procedimento digital? Sem problemas. Para facilitar essa mudança, preparamos um conteúdo exclusivo no Instituto Cemig Saúde para que você saiba todas as etapas na hora de solicitar o reembolso de forma digital. Temos também um passo a passo mais detalhado do processo. Basta clicar aqui para conferir o Manual do Reembolso Digital.

O que é coberto pelo reembolso? Nossos beneficiários podem contar com a gente caso necessitem de reembolso para as seguintes despesas:

Despesas cobertas pelo Programa de Garantias Especiais, o PGE:

  • Medicamentos Genéricos
  • Vacinas indisponíveis no Calendário Vacinal do Ministério da Saúde, assim como as doses específicas para tratamentos alérgicos (que contam com 50% de reembolso)
  • Materiais e equipamentos auxiliares de cuidados terapêuticos: compressas, gazes, esparadrapos, curativos especiais, seringas, fitas, lancetas, agulhas para glicemia, sondas uretrais, sondas de aspiração, cateter de oxigênio, lubrificantes oculares e nasais, soro fisiológico, glicosímetro, aparelho de pressão arterial, micronebulizador, espaçador, colchão caixa de ovo e cadeira de rodas e de banho
  • Filtro solar para doenças predefinidas (contam com reembolso de 50%) • Aparelhos para ventilação não invasiva (CPAP, EPAP e BIPAP) • Prótese auditiva
  • Lentes de grau para óculos – um par anual
  • Tratamentos e exames odontológicos

Despesas cobertas pelo Programa de Referência de Assistência à Saúde (PRAS):

  • Consulta médica
  • Exame médico
  • Fisioterapia
  • Cirurgias e internações
  • Tratamentos seriados (psicologia, terapia ocupacional, nutricionista e fonoaudiologia)
  • Despesa com transporte, alimentação e hospedagem quando previamente autorizado pela RN259

Despesas cobertas pelo Fundo Complementar de Assistência à Saúde (FCAS):

  • Utilização temporária de transporte acessível
  • Medicamento de uso contínuo
  • Prótese auditiva
  • Equipamentos médico-hospitalares (cadeira de rodas, de banho e cama hospitalar)
  • Aparelho para ventilação não invasiva (CPAP, EPAP ou BIPAP)
  • Cobertura complementar para atendimentos clínicos para portadores de transtorno psiquiátrico e dependência química
  • Dieta industrializada por sonda de alimentação enteral
  • Fralda descartável

Na próxima semana, voltaremos com informações sobre os documentos necessários para a solicitação de reembolso. 

Acompanhem as divulgações no portal, e-mail e redes sociais.

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