Quer conhecer as principais diferenças entre terapia e análise? Venha conferir!

Conversas sobre equilíbrio emocional são cada vez mais comuns entre pessoas de todas as idades. Muita gente tem percebido que, além de cuidar do corpo, manter uma mente saudável é parte essencial para uma maior qualidade de vida.

Entretanto, a diferença entre terapia e análise ainda não está bem clara para as pessoas, e essa falta de conhecimento confunde e pode inibir alguém de procurar auxílio. Além disso, é importante saber quais são os cernes de cada área para que os resultados desejados sejam alcançados.

Falaremos sobre isso por aqui. Então, continue conosco e faça uma boa leitura!

O que é terapia?

O termo terapia é bastante genérico, sendo que profissionais de diversas áreas podem ser denominados terapeutas — psicólogos, psiquiatras, terapeutas alternativos, coachings, assistentes sociais, esotéricos, entre outros. Da mesma forma, a terapia contempla mais de um campo do saber; portanto, aromaterapia, acupuntura, cromoterapia etc. também são terapias.

A Psicoterapia é uma área de formação específica, que tem como objetivo promover o bem-estar mental e emocional do indivíduo. Variadas linhas da Psicologia (Behaviorismo, Humanismo, Cognitivo-Comportamental, Psicoterapia Corporal, Gestalt etc.) buscam restaurar a relação das pessoas com o mundo que as cerca, com as normas e os regulamentos sociais.

Em outras palavras, a terapia tem o objetivo de fortalecer o ego, aplicando diferentes técnicas que visam uma mudança de comportamento que tem como princípio a razão. Os profissionais abordam e ensinam estratégias para que o indivíduo consiga enfrentar os seus temores, modificar a forma como vê a si próprio e a sua relação com os outros, mudar comportamentos limitantes ou destrutivos e criar hábitos saudáveis.

O que é análise?

A análise, por sua vez, tem como base a ideia de que nós somos frutos de causas que não são acessíveis à nossa consciência. A Psicanálise tem como princípio o inconsciente, a ideia de que não somos conduzidos pela razão, mas por algo que está situado em outro plano.

Essa área foi criada por Sigmund Freud e, hoje, se beneficia de avanços feitos por Jacques Lacan. A Psicanálise procura reorganizar a forma como uma pessoa se relaciona consigo mesma, e as mudanças decorrentes disso são uma conquista inteiramente dela.

Quais as diferenças entre terapia e análise?

A seguir, veja as diferenças bem pontuais entre terapia e análise.

Profissional

Como já mencionamos, diversos profissionais podem ser terapeutas. Contudo, psicólogos e psiquiatras têm formação específica no comportamento humano. As suas especializações vão determinar as linhas de pensamento e as estratégias utilizadas nas sessões de terapia.

Para ser um psicanalista, o profissional não precisa necessariamente se graduar em Psicologia ou Medicina — ele pode ser formado em qualquer área, mas deve fazer uma especialização em Psicanálise. Além disso, o próprio analista deve se submeter à psicanálise pessoal por anos.

Objetivo

Ambas as esferas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente. Entretanto, como explicamos, a psicoterapia é voltada para modificar a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo e com a sociedade, enquanto a psicanálise se propõe a auxiliar que a pessoa explore o próprio inconsciente e a sua relação consigo mesma.

Método

Os métodos da psicoterapia variam conforme a linha de pensamento e a especialização do profissional. Normalmente, o terapeuta intervém, elucidando os comportamentos e as crenças limitantes da pessoa.

Já nas sessões de análise, o paciente fala livremente o que lhe vem à mente, caracterizando a “cura pela fala”. O psicanalista intervém muito pouco, de forma bastante dirigida para que o paciente chegue à sua própria verdade sozinho.

É importante destacar que as terapias, sejam quais forem, servem para melhorar a vida das pessoas e a relação delas com o mundo e, por isso, não é preciso procurar auxílio profissional apenas quando surge um problema mental. Hoje, a terapia online já é regulamentada, facilitando a rotina de todos os envolvidos e trazendo comodidade em situações de distanciamento social, como a que estamos atravessando.

Agora que você já sabe a diferença entre terapia e análise, veja 6 formas de cuidar da sua saúde mental na quarentena!

Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig e ganhe prêmios. É só acessar: Instituto Cemig Saúde