Outubro Rosa: conheça mais sobre a campanha e entenda por que ela é tão importante!

Você já ouviu falar do Outubro Rosa? Esse é o nome da campanha que movimenta inúmeras pessoas e órgãos de saúde no mundo todo, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Mama é o quinto que mais mata no mundo e o que mais causa mortes em mulheres. Diante disso, na década de 1990, o movimento de conscientização sobre a doença foi criado.

Afinal, como surgiu o Outubro Rosa e qual é a importância dessa campanha? Continue conosco e entenda!

Outubro Rosa: qual é o objetivo da campanha?

O movimento internacional Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 1990, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o Câncer de Mama e a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.

Àquela época, diversos estados estadunidenses promoviam ações isoladas sobre o Câncer de Mama e seus exames, no mês de outubro. Com os crescentes casos no país, o Congresso Americano estipulou a data como oficial no alerta e no combate à doença nos Estados Unidos.

Ao passar do tempo, a campanha foi adotada em outros locais, inclusive aqui no Brasil, onde o INCA participa desde 2010. O movimento busca, portanto, que as pessoas se conscientizem sobre o controle da doença, por meio da divulgação de informações e da promoção de eventos e maior acesso aos serviços de saúde para reduzir a mortalidade.

Assim, o mês de outubro entra para as campanhas mundiais de saúde, tal como o Janeiro Branco, que propõe hábitos para manter a mente saudável. Recentemente, o Câncer do Colo do Útero foi incluído no Outubro Rosa, com os mesmos objetivos de alerta.

Apesar de o Câncer de Mama ser muito mais frequente em mulheres, é importante lembrar que homens também têm glândulas mamárias e hormônios femininos no organismo. Embora seja raro, eles podem desenvolver a doença.

Qual é o panorama do Câncer de Mama no Brasil?

As doenças cardiovasculares e os cânceres em geral são as maiores causas de morte no mundo — e é provável que o câncer seja o fator mais comum de morte nos próximos anos. No Brasil, também de acordo com o INCA, o Câncer de Mama é o que tem maior incidência nas mulheres, tendo sido diagnosticados 66.280 novos casos em 2020.

O Câncer do Colo do Útero aparece em terceiro lugar para as brasileiras, com 16.710 novos casos no mesmo ano. Apesar dos elevados números, o INCA divulgou em outubro de 2019 que a mortalidade no Brasil está abaixo da média global.

Isso não quer dizer que os brasileiros sofram menos com a doença, pois a incidência no país é uma das mais altas do mundo. A mortalidade relativamente baixa (quando comparada a outros países) se deve aos bons resultados do nosso sistema de saúde — tanto SUS quanto planos particulares — que tem salvado vidas.

Qual é a importância do diagnóstico e do tratamento precoce?

Dependendo do tipo, os cânceres podem ser mais ou menos agressivos. Contudo, a mortalidade do Câncer de Mama está diretamente ligada ao acesso ao diagnóstico e ao tratamento apropriado no momento oportuno.

Essa é a importância de ter um médico de confiança, já que quanto mais cedo a pessoa descobrir uma anormalidade, maiores são as chances de cura da doença. Os tratamentos têm grau de efetividade alta quando ministrados nos estágios iniciais do câncer, ou seja, a sobrevida e a qualidade de vida do indivíduo também aumentam.

Agora você já sabe o que é o Outubro Rosa, portanto, mantenha a atenção à sua saúde e a de seus familiares, conversando abertamente sobre o tema, ok? Afinal, o Câncer de Mama afeta milhares de pessoas todos os anos, mas tem cura.

Que tal seguir nossos perfis nas redes sociais e acompanhar de perto as nossas publicações? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig e ganhe prêmios. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.