Completamos uma década!

A Cemig Saúde acaba de completar uma década de existência. Em meio a transformações, desafios e muito comprometimento, a Operadora celebra dez anos cuidando da saúde das pessoas. A data chega marcada por uma grande transformação: a mudança para um novo modelo assistencial, o Conexão Saúde, que começou a ser implementado em 2019 sobre os moldes da atenção primária à saúde.


Apesar de desafiadora à primeira vista, a mudança foi necessária para a sobrevivência do plano. No mercado atual, é preciso saber se reinventar para seguir atuante. Refletindo sobre o tema, Ronalde Xavier Moreira Júnior, Presidente do Conselho Deliberativo, analisa os últimos passos da Operadora. “Após dez anos como beneficiário do plano, tendo atuado, na maior parte desse tempo como Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo, meu depoimento, sob todos os pontos de vista, é cada vez mais positivo. Temos em mãos um plano que é um dos melhores do país, como mostram os resultados da última pesquisa de satisfação respondida por nossos beneficiários”, reforça o conselheiro.


O Diretor Adjunto de Gestão de Pessoas da Cemig, Hudson Félix, parabenizou a empresa pela primeira virada de década. “Analisando a Operadora através dos olhos da Cemig, posso falar sobre a importância de sua existência. Quando uma empresa escolhe ter uma autogestão, como é o nosso caso, ela escolhe ter as coisas mais nas mãos, ter tudo conhecido e dominado. E saber que a Cemig optou pela autogestão ao invés de terceirizar a saúde - quando ela tem tantos serviços terceirizados - mostra a importância do valor que a assistência à saúde tem e o quão importante é passar essa sensação de segurança para os participantes do plano. O que a Cemig Saúde conquistou até hoje não vem de graça. É preciso muita dedicação, afinco e comprometimento para cuidar da saúde sem perder de vista a sustentabilidade financeira. E vocês têm tudo isso”, elogiou.


Marcos Barroso, Diretor de Relações com Participantes, reconhece as mudanças que trouxeram a Cemig Saúde até aqui. Para ele, pensar nelas remete, também, ao passado. “Não posso falar sobre o futuro, sem antes falar sobre o passado. Temos muito a agradecer aos parceiros, colaboradores, conselheiros, fornecedores, aliados e, principalmente, aos beneficiários. Cada um deles foi essencial nessa trajetória. Espero que nos nossos próximos 10 anos, possamos continuar a levar o cuidado para as pessoas, empregando a mesma atenção que temos hoje com cada uma delas. Quero que continuemos seguindo um caminho sustentável, dando nosso melhor hoje, para seguirmos ao lado de nossos beneficiários no amanhã”, almeja.


Sustentabilidade, palavra citada por Marcos, foi uma constante nos últimos dez anos da Operadora. Afinal, em um mercado difícil, é necessário tê-la como norte para garantir a permanência. Mas o principal objetivo é sempre promover a qualidade de vida, o cuidado físico e mental e a atenção às vidas. Esse desejo tem se materializado em importantes conquista:


• Duas clínicas do Conexão Saúde implantadas no Barro Preto e no Santo Agostinho e outras duas previstas para este semestre em Juiz de Fora e Uberlândia.

• Implantação do novo autorizador – que trouxe mais eficiência na autorização de consultas e exames.

• Pronto Atendimento Online – serviço de telemedicina para o beneficiário em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.

• Psicologia Online – oferecer atendimento de psicologia por vídeo chamada.

• Serviços de autoatendimento, como reembolso digital – trazendo mais agilidade para operadora e conforto para o beneficiário.

• Ampliação dos canais de atendimento, com a chegada do Chat Online.
• Blog Viva Mais e o Instituto Cemig Saúde – com objetivo de engajar mais o beneficiário focando na sua saúde.

• 16% da carteira com cuidado coordenado, o equivalente a mais de 9 mil pessoas. Chegamos a esse número investindo na gestão de doenças crônicas e pacientes internados.


A boa administração financeira foi também sempre um foco importante. “No que diz respeito aos resultados financeiros, a Operadora tem superado as expectativas, demonstrando uma excelente redução dos custos administrativos. Alcançar esse patamar nos mostra que as ações foram efetivas e reforçam nosso compromisso com a longevidade do Plano”, declara o diretor Administrativo e Financeiro da empresa, Stefano Vivenza.


Agora, com um ar mais maduro e missão ainda mais clara, a Cemig Saúde se prepara para os anos que vem pela frente. De acordo com Anderson Ferreira, Presidente da Operadora, os beneficiários podem ter a certeza de que o cuidado com cada um deles seguirá sendo uma prioridade.


Neste momento em que completa uma década, a Cemig Saúde se prepara para os anos a seguir. De acordo com Anderson Ferreira, Presidente da Operadora, os beneficiários podem ter a certeza de que o cuidado com cada um deles seguirá sendo uma prioridade.


“Cabe a nós a missão de seguir buscando aprimorar nossos serviços, agregando valor e qualidade assistencial à vida das milhares de pessoas que contam conosco. Nunca deixando de lado, claro, a sustentabilidade do plano, fator que garante nossa existência e resistência. Neste momento em que passamos por tantas mudanças, gostaria de lembrar a vocês da importância do apoio e da contribuição de cada um para que continuemos nossa missão: levar saúde para as pessoas. Você, beneficiário, colaborador, patrocinador e participante, tem nas mãos a chave para nos permitir continuar a realizar esse serviço. Cuide do plano, cuide de seus recursos, lute pela Cemig Saúde. Se chegamos até aqui, foi pela parceria com vocês. E precisamos dela para os anos que vem pela frente”, pondera.

Para os próximos anos, a Operadora segue inovando, e muitos resultados são esperados com o Projeto de Transformação Digital, que está reformulando uma série de processos, afim de oferecer mais conforto, agilidade e segurança para os beneficiários.


Em uma década de história, a Cemig Saúde passou por inúmeros cenários. Mas, em todos eles, a Operadora tomou a mesma direção: oferecer sempre o melhor cuidado a seus beneficiários. E é isso o que ela seguirá fazendo nos anos a seguir.