Saiba como preparar a família para o período pós-pandemia! Confira!

Durante a pandemia de Coronavírus, diversas famílias precisaram se distanciar de seus parentes e amigos e colocar em prática o isolamento social e domiciliar. Essa ação é muito importante, principalmente entre aqueles com familiares idosos ou que vivem com algum problema crônico.

Após mais de 120 dias de isolamento e distanciamento, algumas cidades e estados do país estão começando a flexibilizar as medidas de contenção contra o Coronavírus. A pandemia continua e a COVID-19 ainda é uma ameaça, mas em breve chegará o momento de retornarmos ao convívio social e encararmos o “novo normal”, em que práticas de prevenção serão imprescindíveis.

A previsão é que a vacina contra a COVID-19 seja disponibilizada em grande escala para a população apenas em 2021. Assim, cada família deve encontrar uma forma de encarar essa nova realidade e adotar novos hábitos no retorno ao trabalho e aos estudos para garantir sua saúde e qualidade de vida.

Como se prevenir em ambientes externos?
Os cuidados básicos contra o Coronavírus devem continuar a serem adotados nos próximos meses, independentemente da flexibilização das medidas de contenção e da abertura do comércio. Assim, é fundamental manter distância de pessoas que apresentarem sintomas de infecção respiratória e lavar as mãos frequentemente com água e sabão, higienizando-as com álcool gel caso você tenha contato com objetos, superfícies e outras pessoas.

Aglomerações, nem pensar. Assim, enquanto novos casos de COVID-19 continuarem a ser identificados, é muito importante que todos evitem ir até locais onde há concentração de pessoas. O indicado é frequentar estabelecimentos abertos e bem arejados, evitando locais fechados. Outra recomendação é continuar a adotar a etiqueta da tosse e do espirro, cobrindo o nariz e a boca com o antebraço nesses momentos.

Como se prevenir em casa?
Os cuidados contra o Coronavírus também devem continuar em casa, sendo necessário higienizar os ambientes constantemente, manter os cômodos arejados, descartar os resíduos de maneira adequada e, claro, lavar as mãos com frequência. Ao receber amigos e familiares, algumas medidas básicas também são necessárias. Confira:
• ao entrar em casa, limpe os calçados com uma solução de água e água sanitária ou desinfetante;
• mantenha uma distância mínima de 1,5 metros de outras pessoas;
• higienize cadeiras, bancadas e mesas sempre que forem utilizadas;
• evite beijos, abraços e apertos de mão;
• utilize copos, talheres e toalhas descartáveis;
• utilize máscaras de proteção quando for necessário ir a locais com um grande número de pessoas;
• tenha álcool sempre disponível para higienizar as mãos.