Boas práticas de governança e transparência na Cemig Saúde. Saiba mais!

A Cemig Saúde conta com um processo de governança estruturado, cujas práticas são baseadas na transparência e na equidade. Como somos uma Operadora de plano de saúde, atuamos continuamente em prol da sustentabilidade de nossos serviços e da qualidade da nossa gestão. Nesse sentido, facilitar o acesso de todos os nossos públicos às informações relacionadas ao plano é um dos grandes deveres da Operadora, sendo a Responsabilidade e a Transparência alguns de nossos valores.

No dia 1º de julho de 2020, os novos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal iniciariam seu mandato na Cemig Saúde. Os conselheiros são orientados constantemente pela Operadora e recebem todas as informações necessárias para o cumprimento de suas funções. A documentação de acesso dos órgãos colegiados é organizada no portal Atlas Governance, que pode ser acessada pelos conselheiros a qualquer momento, por meio de seu usuário e senha. Assim, reunimos a documentação em uma só plataforma e garantimos a segurança de todas essas informações.

As boas práticas de governança corporativa e a transparência são amparadas por ações em prol da proteção de todas as informações da empresa. Isso porque lidamos constantemente com informações e dados sigilosos, seja de nossos beneficiários ou de nossos prestadores, que precisam ser protegidas acima de tudo. No caso de um novo projeto a ser implantado na Operadora, ele será divulgado entre as equipes apenas quando aprovado por todos os profissionais pertinentes. Quando um material está na fase de planejamento e ainda não foi analisado e validado, trata-se de um assunto confidencial, cuja divulgação antecipada não é permitida.

Diante disso e atendendo às melhoras práticas de governança corporativa e transparência, a Cemig Saúde programou um evento de ambientação dos novos conselheiros para a próxima semana, evento que já estava previsto no calendário anual dos conselhos Deliberativo e Fiscal. O encontro tem o objetivo de alinhar e nivelar todos os conceitos relacionados ao plano de saúde e à Operadora, assim como temas relevantes à empresa, demonstrativos financeiros e regulamentos, por exemplo.

Este será apenas o primeiro de outros eventos destinados aos novos conselheiros, cujo objetivo é único: levar os conhecimentos necessários para que todos possam exercer suas funções com eficiência e qualidade. Apesar da pandemia de Coronavírus, as reuniões dos conselhos continuam acontecendo. Elas deixaram de ser feitas presencialmente e estão sendo realizadas via videoconferência, respeitando o calendário anual aprovado pelos colegiados. Quando necessário, também são realizadas reuniões extraordinárias entre os conselheiros.

A Cemig Saúde vem adotando diversas ações para reforçar a segurança de suas informações, mas a transparência continua a ser um de seus conceitos norteadores. Portanto, a Operadora segue à disposição para tirar dúvidas e fornecer todas as informações necessárias para os seus diferentes públicos, sejam eles conselheiros, beneficiários, prestadores ou colaboradores.