Telemedicina: Entenda o que é e por que ela tem sido tão importante. Confira!

Diante da readaptação que as pessoas tiveram que seguir para viver em tempos de coronavírus no mundo, uma solução tem se mostrado bastante eficiente e prática. É a Telemedicina. Um conceito que não apareceu agora, mas que tem ganhado espaço e adeptos com as circunstâncias.

Recentemente, a liberação da Telemedicina foi matéria de publicação do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União, na Portaria Nº 467. A prática passa a ser regulamentada para que atendimentos médicos a distância possam ser realizados durante a pandemia do coronavírus.

Vamos entender melhor o que é a Telemedicina e porque ela pode ser tão relevante para quem precisa de atendimento e está distante de um consultório, posto de saúde ou hospital. Acompanhe!

O que é a Telemedicina?

A Telemedicina é a realização de uma ação médica a distância, contando com um conjunto de tecnologias e aplicações que permitem essa realização. Entre trocas de compreensões e análises, médicas, já é possível que um paciente consiga ser atendido por um médico sem precisar estar fisicamente em seu consultório.

Com a evolução dos tempos e dos meios de comunicação, é natural que o contato entre o médico e o paciente seja feito a distância. Por isso, a Telemedicina tem apresentado resultados positivos, e todas as aplicações dessa técnica apresentaram respostas positivas, tanto de médicos, quanto de pacientes.

Como ela funciona na prática?

Considerando os elementos medicina + distância, a Telemedicina pode funcionar de várias formas. Atendimentos telefônicos, atendimentos por vídeo. Atendimentos por plataformas de acompanhamento da saúde do paciente oferecidas por operadoras de saúde, hospitais e convênios médicos.

Ela também vem sendo aplicada por hospitais e instituições de saúde que, na busca da troca de informações, procuram outras instituições de referência para realizar a discussão de casos clínicos e doenças raras.

Um intercâmbio que se torna possível desta forma! Por meio deste recurso ainda são feitas publicações de artigos científicos e casos clínicos para educação dos profissionais e auxílio diagnóstico.

A Telemedicina também é bastante aplicada para pacientes com dificuldade de locomoção, sendo bem indicada para pacientes idosos, gestantes de alto risco ou com dificuldades motoras. Ela também é usada para acompanhamento de resultados laboratoriais, promoção da saúde, prevenção de doenças, esclarecimentos e construção de bancos de dados de referência epidemiológica.

Quais são os benefícios da Telemedicina?

Não são poucos os benefícios que podem ser reconhecidos com essa prática. Como vantagens do uso da Telemedicina, podemos identificar:

  • Não há gasto de tempo com deslocamento e por isso os custos para cada paciente é reduzido;
  • há uma triagem feita por especialistas que é bem gerenciada e evita internações desnecessárias;
  • obtém-se ampliação e rapidez de acesso ao atendimento com especialistas em casos de emergências;
  • verifica-se a diminuição de superlotação de hospitais, o que ajuda a reduzir casos de infecções hospitalares e até contaminações por coronavírus, portanto mais vagas são disponibilizadas para quem realmente necessita do serviço;
  • proporciona-se uma utilização mais democrática e eficiente de recursos, com a centralização de especialistas e amplo alcance da assistência, que pode ser em qualquer lugar que o paciente tenha acesso a um telefone ou internet;
  • amplia-se a cooperação e integração de pesquisadores, com o compartilhamento de casos e de registros clínicos;
  • gera-se maior qualidade dos programas educacionais para médicos e residentes localizados em zonas fora de centros especializados.

Um passo a se comemorar também é a possibilidade da aplicação da Telemedicina na chamada assistência primária à saúde em zonas com pouco acesso aos grandes centros urbanos. Antes, devido à escassez de profissionais habilitados para tratar essas pessoas, muitos passavam por grande sofrimento até encontrar a possibilidade de um auxílio médico. Hoje, com a Telemedicina, essa ajuda pode chegar mais rápido e com mais eficiência.

Por tornar o acesso à medicina mais universal, se acredita que a Telemedicina amplie as ações de profissionais e agentes comunitários de saúde, os integrando aos serviços de saúde, localizados em hospitais e centros de referência, mantendo um mecanismo de atendimento contínuo para prevenção, diagnóstico e tratamento.

Como é a regulamentação da Telemedicina?

Segundo o governo, a regulamentação da Telemedicina visa reduzir a propagação da Covid-19. Isso porque, ao eliminar dúvidas remotamente e evitar o deslocamento de pessoas doentes, a Telemedicina ajuda no distanciamento social e, consequentemente, na redução de casos de contágio.

A modalidade poderá ser usada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico tanto em atendimentos do Sistema Único de Saúde como da rede privada.

O texto publicado determina que todas as consultas deverão ser obrigatoriamente registradas em prontuário clínico com indicação de data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizadas, além do número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

Os médicos também ficam autorizados a emitir atestados ou receitas com uma assinatura eletrônica dos documentos.

Qual a importância da Telemedicina neste momento?

Conversamos com Dra. Sara Paim Lemos, médica de família da Cemig Saúde para entender melhor sobre a relevância da Telemedicina neste momento. Para ela, a iniciativa chegou para aproximar os pacientes do serviço de saúde ou de seu médico de referência, para que eles tenham um canal de comunicação durante este período em que está recomendado o isolamento domiciliar.

“No entanto, ela nunca substituirá uma consulta médica presencial”, alerta a doutora. “Serve apenas para orientações, dúvidas de medicações, ou até mesmos algumas queixas clínicas simples que podem ser resolvidas pelo telefone. E pode também ser usada para acompanhamento de algum exame, algum prosseguimento necessário, mas não pode ser considerada substituta, ela é complementar ao que já tem”, completa.

O que é o Pronto Atendimento Online?

O Pronto Atendimento Online é uma maneira de disponibilizar atendimento médico para quem precisa esclarecer dúvidas sem precisar sair de casa, o que é feito por videochamada. Dessa forma, é possível cuidar da saúde ao mesmo tempo em que se previne a exposição ao coronavírus e outras doenças que podem ser contraídas em um ambiente hospitalar.

É importante destacar que as consultas são realizadas com um médico capacitado e não com robôs. Essa é uma forma de deixar o cuidado mais humanizado para você e quem você ama.

Também é possível obter um relatório detalhado dos atendimentos realizados e, se for o caso de ter prescrições médicas, é tudo enviado diretamente para o endereço de e-mail cadastrado.

O Serviço de Pronto Atendimento Online começou a ser prestado no dia 13 de abril e o objetivo é agregar ainda mais valor ao cuidado que a Cemig Saúde tem com os beneficiários. Você pode contar com ele como um grande aliado para continuar se cuidando em segurança.

Quando utilizar o serviço?
O serviço pode ser acessado quando você não puder acessar as clínicas do Conexão Saúde. Além disso, ele é fundamental para conseguir um atendimento rápido para situações que não são encaixadas como uma emergência, mas que proporcionam desconforto. Entre elas:

  • febre;
  • sintomas respiratórios;
  • cefaleia (dor de cabeça);
  • sintomas cutâneos;
  • sintomas gastrointestinais;
    dores musculares;
  • sintomas oftalmológicos;
    sintomas urinários;
  • suspeita de coronavírus.


Porém, é importante ressaltar que ele não substitui o acompanhamento com o médico de referência responsável pela atenção primária à saúde e, de forma alguma, deve ser usado nos casos de urgência e emergência.

Quais são as vantagens?

A seguir, explicamos as principais vantagens de contar com o serviço de telemedicina da Cemig Saúde, especialmente neste momento de combate ao coronavírus no Brasil.

Redução do custo de coparticipação
Além de ser um serviço de qualidade, o Pronto Atendimento Online é ainda mais barato do que uma consulta presencial em um pronto-socorro. Então, é uma forma de ter a mesma proteção, por uma coparticipação reduzida.

Qualidade no atendimento
Todos os beneficiários podem utilizar o serviço. Porém, eles devem ter acesso à internet por meio de um dispositivo que disponibilize a realização de chamadas de vídeo — como smartphones, tablets ou notebooks e computadores (por meio de webcam).

O investimento em telemedicina e a disponibilização de consultas on-line é uma forma que a Cemig Saúde encontrou de disponibilizar um cuidado ainda mais próximo e, ainda, permitir que as pessoas não precisem sair de casa em situações que podem ser facilmente resolvidas. Por meio do manual do Pronto Atendimento Online, você consegue saber mais detalhes sobre o serviço.

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