A reclamação pode afetar sua saúde mental. Saiba como parar de reclamar!

Sentir vontade de reclamar é algo normal na rotina de qualquer pessoa, já que a vida de todos é marcada por altos e baixos. Como estamos no meio de uma pandemia, isso pode ser ainda mais comum, uma vez que estamos sendo impedidos de fazer diversas atividades das quais gostamos e estamos acostumados.

O problema é quando nos tornamos reclamadores compulsivos, nos queixando tanto da chuva quanto do sol, sobrando oposição até mesmo para o dia nublado. Você acha que reclama demais? Então este post é para você. Continue a leitura e confira 4 perguntas para fazer a si mesmo quando pensar em reclamar de novo!

1. Reclamar vai resolver o meu problema?
Na maioria das vezes, pode ter certeza: a resposta para essa pergunta é um grande não. Se você analisar a situação de maneira racional, vai perceber que reclamar não é nada eficaz, pois não traz nenhuma vantagem e ainda é um enorme desperdício de tempo.

2. Vou ganhar algo reclamando?
Choros, birras e berros são elementos comuns na infância de muita gente, pois nada mais são do que a forma como bebês e crianças têm de reclamar e conseguir o que querem. Isso funciona? Em muitos casos, sim – o que vai depender dos pais, é claro. Mas na fase adulta, o efeito não é o mesmo.

Se você reclamar o tempo todo, vai perceber que as pessoas vão começar a evitar você, sejam os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho. Afinal, ninguém gosta de estar ao lado de quem se queixa constantemente, e isso só vai contribuir para um ambiente de ressentimento e isolamento.

3. Por que estou reclamando?
Não é incomum encontrar pessoas que nem sabem o motivo de estar reclamando – elas simplesmente gostam de se queixar. Mas é essencial entender as necessidades que se escondem por trás de uma reclamação, pois o motivo pode ser importante e estar afetando diretamente a sua vida.

Nesse caso, liste todas as causas possíveis para a reclamação, entendendo o seu propósito e por que elas estão incomodando você. Feito isso, é hora de passar para a última pergunta.

4. O que é mais eficiente do que reclamar?
Como você deve ter percebido, ficar apenas reclamando não vai ajudar em nada a alcançar os seus objetivos de vida, mas é sempre bom lembrar que uma reclamação precedida de uma ação faz toda a diferença. Assim, entenda que há sempre uma estratégia prática para substituir uma queixa desnecessária.

Aqui, a dica é promover conversas construtivas com outras pessoas para entender seus motivos para estar reclamando e desenvolver iniciativas para fazer a diferença, usando a inteligência e a criatividade. Isso é muito melhor do que choramingar, julgar ou ofender, certo?

Lembre-se: reclamar é algo normal, desde que seja algo feito pontualmente e quando algo não estiver indo bem. Na próxima vez que sentir vontade de se queixar, respire fundo e faça todas as perguntas que aprendeu aqui!

Fonte: Mude.vc