
Nesse Dia Mundial do Diabetes, Grupo Caberj faz alerta para o crescimento da doença no Brasil, que é o quarto país no ranking de maior números de diabéticos do mundo
No ranking de países com o maior número de diabéticos do mundo, o Brasil ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas da China (1º lugar), Índia (2º) e Estados Unidos (3º), de acordo com o International Diabetes Federation (IDF). São 12,5 milhões de pessoas afetadas, o que representa 7% da nossa população, segundo o Ministério da Saúde.
Uma doença ligada à obesidade, como apontam os especialistas, o diabetes pode causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos - podendo levar à morte. Por isso, no Dia Mundial do Diabetes (14), o Grupo Caberj busca conscientizar a população sobre o diabetes, que pode ser prevenido por um estilo de vida mais saudável.
OMS chama a atenção de todos
A doença está aumentando progressivamente no mundo todo: a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o número de pessoas com diabetes aumentou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. Entre 2006 e 2016, os casos de diabetes cresceram 61,8% no Brasil.
Os tipos mais comuns de diabetes
O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes, mas dois são os mais comuns:
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns do diabetes incluem:
Mas lembre-se: esses sintomas devem ser investigados pelo seu médico Caberj.
Uma vida mais saudável é a melhor prevenção
A melhor forma de prevenir o diabetes, assim como outras doenças, é incluir hábitos saudáveis na sua rotina, como:
O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Governo Federal: o Ministério da Saúde adotou metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país. Com acompanhamento médico, o diabetes pode ficar sob controle.
Portanto, o diagnóstico precoce é o primeiro passo para uma vida mais saudável - e a Caberj tem um corpo médico ao seu lado, todos os dias.