
Grupo Caberj reforça a campanha pela prevenção do câncer de próstata, a segunda maior causa de morte por câncer em homens, no Brasil
Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. As estimativas do Ministério da Saúde apontaram 68 mil novos casos da doença, em 2018. Esses números indicam um risco estimado de 66 casos a cada 100 mil homens, tornando essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Apesar de ser uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto, o que aumenta os riscos da doença.
Nesse Novembro Azul, que começa hoje (1º), o Grupo Caberj soma forças na divulgação de mais dados sobre o câncer de próstata - desde causas e sintomas, até tratamentos, diagnóstico e prevenção -, mostrando que a primeira forma de prevenção é ter informação.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, como:
Prevenção
Entre o que os especialistas apontam como prevenção para o câncer de próstata, estão:
Sinais e sintomas
No começo, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Mas, quando apresenta, os mais comuns são:
Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata.
Exames de rotina
Para investigar os sinais e sintomas, e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos dois exames iniciais:
Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos, para aqueles com histórico familiar da doença, e 48 anos, para os sem antecedente.
O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento da doença. Por isso, converse com o seu médico Caberj para tirar as suas dúvidas e não tenha medo de se testar.