10 formas práticas de lutar contra a dengue

A Caberj dá algumas dicas que podem fortalecer a prevenção da dengue, que tende a ser mais transmitida durante o Verão

Você provavelmente já ouviu falar que para se prevenir contra a dengue é necessário evitar água acumulada, pois esse é o ambiente propício para que o mosquito Aedes aegypti deposite seus ovos. E no Verão, com as altas temperaturas, isso é ainda mais importante: a umidade e o calor típicos da estação favorecem a reprodução desse mosquito, o vetor da dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a Caberj preparou 10 ações práticas que vão fortalecer a prevenção da dengue, garantindo mais saúde para você e sua família.

Evite água acumulada: Essa ainda é uma das ações mais efetivas de combate. O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Pneus velhos e garrafas com água acumulada são locais propícios.

Areia nos vasos de plantas: Pratos de vasos de plantas podem acumular água parada. É importante enchê-los com areia, eliminando outro habitat.

Lugar de lixo é no lixo: Não descarte o lixo em locais inadequados, como calçadas ou lugares vazios. Esse lixo pode se transformar no local ideal para proliferação do Aedes aegypti.

Coloque telas nas janelas: Aplicar telas nas janelas e portas fortalece essa luta e protege sua família dos mosquitos, que não vão poder entrar na residência graças a essa barreira.

Limpe as calhas e canos da casa: Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os maiores criadouros de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também.

Desinfetante nos ralos: Diferente dos de chuveiro e de pias da cozinha, alguns ralos são rasos e conservam água em seu interior. O ideal é que eles sejam fechados com uma tela e higienizados com desinfetante.

Limpeza de piscinas e aquários: Piscinas e aquários podem se tornar foco de dengue, devido a quantidade de água que acumulam. Por isso, a sua atenção deve ser redobrada.

Use repelente: Principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, o repelente é um ótimo método para se proteger.

Inseticidas e larvicidas: Larvicidas matam as larvas do mosquito. São produtos em pó, ou granulados, que o agente de combate à dengue coloca em locais onde há água parada que não pode ser eliminada. Os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização, que matam os insetos adultos enquanto estão voando.

Confie no agente de combate à dengue: Os agentes que fazem as visitas domiciliares para eliminar criadouros do mosquito e mobilizar pessoas na luta são nossos parceiros. Caso receba essa visita, escute e aprenda. Ter a informação correta também é uma forma de combate!