Fique por Dentro

O que está por trás do mau hálito (e como se livrar dele)

A halitose, também conhecida como “mau hálito”, é mais comum do que você imagina. De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez brasileiros sofrem desse problema. Ela é um efeito colateral: pode indicar que você não está cuidando da sua saúde oral como deveria, por exemplo. Aqui, você vai entender um pouco mais sobre as causas da halitose - e como se livrar dela.

•     Um mundo inteiro, dentro da sua boca Entre as bactérias que contribuem para o mau hálito estão a Treponema denticola e a Porphyromonas gingivalis. Milhões delas colonizam a nossa boca, degradando os resíduos de alimentos presos entre os dentes ou nas bolsas gengivais. Nesse processo de decomposição, são produzidos gases derivados do enxofre, que resultam no odor desagradável.

•    Mas calma! Muitas vezes, a halitose pode acontecer por causa de algum alimento específico, como o alho, ou uma doença no estômago. Em 90% dos casos, a causa do mau hálito está na boca ou garganta - ou seja, é um sintoma de uma má higiene. Estatisticamente, as pessoas mais velhas são mais afetadas. Frequentemente, homens queixam-se mais do que mulheres.

•   Como sempre, a escovação é a melhor solução Esse é um assunto difícil de ser discutido, mas a verdade é uma só: normalmente, o mau hálito é o sintoma de uma higiene oral mal feita ou inadequada. E a melhora vem do hábito. É necessário melhorar e aumentar a frequência de escovação, com uso de fio dental e enxaguante bucal, após as refeições, dia após dia. Algumas outras ferramentas também são úteis.

•     Aliados na luta contra o mau hálito Raspadores de língua (ou limpadores de língua) e gomas de mascar podem ajudar. Os raspadores, por exemplo, removem a “saburra lingual”, massa de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que ficam na superfície da  língua. Gomas de mascar sem açúcar podem refrescar o hálito, sendo opções rápidas e estratégicas.

•     Mais calma na hora da refeição Mas não é só o sabor de menta que melhora o mau hálito. A mastigação, que estimula o fluxo salivar durante a alimentação, também merece atenção. Essa saliva ajuda a neutralizar as bactérias e remover as partículas de alimentos. Por isso, lembre-se sempre de mastigar com calma.

•     Você está em dia com o seu dentista? A placa bacteriana (ou biofilme), que se forma naturalmente na boca, é outra condição que contribui para o mau hálito. Outros problemas que afetam a gengiva e os dentes, como a periodontite, também são causa de halitose. Portanto, se o problema persistir, vá ao dentista. Uma simples consulta pode aliviar problemas no futuro!