Caberj e você, na luta contra o câncer

Hoje, o Brasil comemora os dias nacionais de Combate ao Câncer e de Luta Contra o Câncer de Mama - e o Grupo Caberj segue com você nessa batalha

As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) do biênio 2018-2019 indicam a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer no Brasil, para cada ano. Com exceção do câncer de pele não-melanoma - que representa cerca de 170 mil casos novos -, ocorrerão 420 mil casos da doença. São números que assustam, mas nesse Dia Nacional de Combate ao Câncer e Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama (27), o Grupo Caberj reforça o seu papel de parceiro na luta contra o câncer.           

Os tipos mais comuns

O INCA informa que os cânceres de próstata (68 mil novos casos) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes, à exceção do câncer de pele não-melanoma. Em homens, os tipos de câncer mais incidentes serão os de próstata (com 31,7% do total), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%). Nas mulheres, os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireóide (4,0%) estão entre os principais.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo atualmente, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Índice de cura também tem aumentado

Apesar do avanço de novos casos de câncer, em todo o mundo, o índice de cura também tem aumentado. Além do investimento em pesquisas e novas formas de tratamento, esse aumento se dá pelo diagnóstico precoce da doença. Por isso, a melhor medida para fortalecer a luta contra o câncer é visitar o seu médico Caberj com frequência e realizar todos os exames periódicos, em seus respectivos prazos.

Vida mais saudável = Mais saúde

Adotar um estilo de vida mais saudável é essencial tanto para aqueles que lutam ou lutaram contra o câncer, quanto para os que não. Especialistas estimam, por exemplo, que 30% dos casos de câncer podem ser relacionados à dieta alimentar.

Os principais fatores de risco são exposição solar repetida e sem proteção, dieta inadequada (excesso de gorduras, carnes, embutidos ou baixo consumo de alimentos com fibras, vitaminas e antioxidantes), consumo de qualquer forma de tabaco e bebidas alcoólicas (principalmente o uso diário de destilados), sedentarismo, exposições profissionais a determinados agentes químicos e algumas infecções (HPV e hepatite, por exemplo). Ou seja, a batalha acontece no seu dia-a-dia.

O câncer não é uma doença rara, portanto atenção!

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo atualmente, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. O tabagismo, por exemplo, é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% das mortes pela doença.

Câncer de mama: quanto mais cedo for descoberto, melhor

Nesse dia 27, também acontece o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, o mais comum entre mulheres, após o de pele não-melanoma. Mulheres com histórico familiar da doença, especialmente se parentes foram acometidas antes dos 50 anos, têm maior risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Essas mulheres devem ter acompanhamento médico a partir dos 35 anos. Outras mulheres, que não se encaixam nesse perfil, devem fazer o acompanhamento após os 40 anos de idade. Outro importante aliado nessa luta é o autoexame: com a ajuda do médico Caberj, as mulheres devem aprender a observar melhor seus seios, identificando mudanças na forma ou textura que possam ajudar a detectar precocemente a doença.

O Grupo Caberj está do seu lado nessa luta - antes, durante e após o tratamento.