12,5 milhões de brasileiros são afetados pelo diabetes

Nesse Dia Mundial do Diabetes, Grupo Caberj faz alerta para o crescimento da doença no Brasil, que é o quarto país no ranking de maior números de diabéticos do mundo

 

No ranking de países com o maior número de diabéticos do mundo, o Brasil ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas da China (1º lugar), Índia (2º) e Estados Unidos (3º), de acordo com o International Diabetes Federation (IDF). São 12,5 milhões de pessoas afetadas, o que representa 7% da nossa população, segundo o Ministério da Saúde.

Uma doença ligada à obesidade, como apontam os especialistas, o diabetes pode causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos - podendo levar à morte. Por isso, no Dia Mundial do Diabetes (14), o Grupo Caberj busca conscientizar a população sobre o diabetes, que pode ser prevenido por um estilo de vida mais saudável.  

OMS chama a atenção de todos

A doença está aumentando progressivamente no mundo todo: a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o número de pessoas com diabetes aumentou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. Entre 2006 e 2016, os casos de diabetes cresceram 61,8% no Brasil.  

Os tipos mais comuns de diabetes

O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes, mas dois são os mais comuns:

  • O Diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos. Pessoas com histórico familiar da doença devem fazer exames regularmente. A causa do tipo 1 ainda é desconhecida, mas uma vida mais saudável é a melhor forma de preveni-la.
  • Já o Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A sua causa está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.           

Quais são os sintomas?         

Os sintomas mais comuns do diabetes incluem:

  • Fome e sede constante;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • Fraqueza e fadiga;;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Mas lembre-se: esses sintomas devem ser investigados pelo seu médico Caberj.           

Uma vida mais saudável é a melhor prevenção

A melhor forma de prevenir o diabetes, assim como outras doenças, é incluir hábitos saudáveis na sua rotina, como:

  • Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas;
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
  • Praticar exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia;
  • Manter o peso controlado.  

O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Governo Federal: o Ministério da Saúde adotou metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país. Com acompanhamento médico, o diabetes pode ficar sob controle.

Portanto, o diagnóstico precoce é o primeiro passo para uma vida mais saudável - e a Caberj tem um corpo médico ao seu lado, todos os dias.