Obesidade em foco

No Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o Grupo Caberj coloca em pauta esse quadro que afeta quase 20% dos brasileiros

O dia 11 de outubro marcou o Dia Mundial da Obesidade e o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, data importante para debater sobre esse quadro, que é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a outras doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, gordura no fígado e até mesmo alguns tipos de câncer.

Brasil tem o maior índice de obesidade dos últimos 13 anos

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, mostra que houve aumento de 67,8% da prevalência da obesidade, nos últimos 13 anos. O índice saiu de 11,8%, taxa de 2006, para 19,8% no ano passado. Os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.

Como diagnosticar

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado, o IMC, mostra se o seu peso está dentro, abaixo ou acima da faixa ideal – podendo ir até sobrepeso ou obesidade.

  • Abaixo do peso: IMC menor de 18,5;
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9;
  • Sobrepeso (acima do peso desejado): IMC entre 25 e 29,9;
  • Obesidade: IMC igual ou acima de 30.

Além do IMC, o médico pode pedir alguns exames, como: colesterol total e frações, glicemia de jejum e exames de sangue para verificar se há desequilíbrios hormonais.

Causas da obesidade

Os principais quadros que podem causar a obesidade, no geral, envolvem fatores genéticos, emocionais e ambientais, mas as principais causas da obesidade são a inatividade (sedentarismo) e a adoção de uma dieta não-saudável.

Calorias, + Exercícios físicos

A obesidade pode acontecer quando a ingestão de energia é muito maior do que o gasto. Por isso, a forma mais simples de tratamento é escolher um estilo de vida mais saudável, diminuindo a ingestão de calorias e aumentando a prática de atividades físicas. Alguns hábitos podem ser incorporados à rotina do dia-a-dia, como:

  • Prefira os alimentos integrais, frutas, legumes e vegetais;
  • Evite os ultraprocessados (biscoitos, refrigerantes, refeições prontas e outros alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras);
  • Sirva-se porções adequadas, especialmente se tiver o hábito de ir a restaurantes frequentemente;
  • É adequado fazer, pelo menos 150 minutos, de atividade física por semana. Aos poucos, você pode aumentar para 300 minutos ou mais, de acordo com a sua resistência física.

Existe remédio para a obesidade?

Medicamentos podem ser prescritos pelo seu médico Caberj, mas nunca devem ser usados como a única forma de tratamento. Um dos riscos mais preocupantes desses remédios é a possível dependência. Por isso, em caso de uso desses medicamentos, o quadro deve ser acompanhado de perto.

Pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem optar por fazer a cirurgia de redução de estômago para controlar o peso e sair da obesidade. Mas a escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas.

Receita mágica

Para ter uma vida mais saudável e manter o seu peso dentro dos valores desejáveis, você vai precisar investir na sua saúde. O segredo está na persistência. A melhor opção é sempre ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente. E você pode contar com o seu médico Caberj para te ajudar, sempre que necessário.