Campanha nacional de vacinação contra o sarampo já começou

Vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, pode ser encontrada em todos os postos de saúde do país

Em outubro, iniciou-se a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Disponível em postos de saúde de todo o país, a vacina tríplice viral protege contra a doença e também contra caxumba e rubéola, e será disponibilizada com foco especial em dois grupos: crianças de seis meses a cinco anos de idade e adultos de 20 a 29 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde de setembro, foram confirmados cerca de 5,5 mil casos de sarampo no Brasil, o que reforça a importância da campanha de vacinação.

Como funciona a campanha

  • Entre 7 e 25 de outubro: o objetivo será imunizar o grupo de crianças – de seis meses a cinco anos de idade. No dia 19, haverá um Dia D para fortalecer a campanha. E antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções;
  • De 18 a 30 de novembro: será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Aqui, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha.

Vivemos o pior surto de sarampo desde 2006

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório, em agosto, para informar que quase 365 mil casos de sarampo foram identificados de janeiro a julho de 2019, em 181 países. A entidade também alerta que o número pode ser ainda maior do que o que foi reportado: menos de 10% dos casos são notificados para a OMS. Esse é o cenário mais grave, desde 2006, e a sua causa é a falta de vacinação. 

A maior campanha dos últimos 10 anos

Para garantir o estoque de vacinas, o Ministério da Saúde adquiriu mais que o dobro de doses de imunizantes em relação a 2018 – indo de 30,6 para 60,2 milhões de vacinas. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019 será a maior distribuição de tríplice viram dos últimos 10 anos, no Brasil.

Vale lembrar que tanto a tríplice viral, quanto a tetravalente (que protege o organismo contra a catapora), são aplicadas pela rede pública de saúde em brasileiros de até 49 anos, durante todo o ano. Portanto, siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação e se proteja.