Outubro Rosa: vamos lutar contra o câncer de mama

O Grupo Caberj já aderiu a essa campanha, trazendo mais informações sobre o câncer de mama, que vão desde a prevenção até o tratamento

Chegamos a mais um mês de outubro. E com essa data, iniciam-se os debates sobre a conscientização quanto ao câncer de mama, fortalecidos pela campanha Outubro Rosa, que acontece em várias partes do mundo. Esse é o tipo de tumor mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama, ainda em 2019, e esse número corresponde a 28% de todos os diagnósticos de câncer registrados no país. Por isso, é importante compartilhar informações − desde a prevenção até o tratamento −, e o Grupo Caberj toma a frente da discussão como especialista da área.

Uma a cada 12 mulheres terá o diagnóstico de câncer de mama

Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas, até os 90 anos de idade. Porém, as chances de cura caso o diagnóstico seja feito no início da doença chegam a 95%. Por isso, é tão importante prevenir e realizar regularmente todos os exames indicados pelo médico Caberj.

Sintomas do câncer de mama

O aparecimento de nódulo nos seios, geralmente indolor, duro e irregular, é o sintoma mais comum da doença. Mas também podem ocorrer tumores de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sintomas comuns são:

  • edema (acúmulo de líquido) na pele, semelhante à casca de uma laranja;
  • retração cutânea;
  • mamilo invertido ou descamação do mamilo;
  • dor;
  • hiperemia (acúmulo de sangue).

Lembre-se que esses sinais devem ser investigados pelo médico. Eles podem estar relacionados a doenças benignas da mama.         

A prevenção começa no toque e no olhar

Conhecer o seu corpo e saber o que é natural para ele é fundamental para garantir a sua saúde em todos os sentidos, especialmente a saúde das mamas. O autoexame de toque é muito importante. Ele pode ser realizado uma vez por mês, em frente ao espelho, e em poucos minutos você pode ajudar na detecção precoce da doença. Em caso de dúvidas sobre como realizar o autoexame, marque uma conversa com o seu médico Caberj.

Homens representam 1% dos casos de câncer de mama

Apesar dos homens representarem apenas 1% dos casos da doença − ou seja, um a cada 100 −, a taxa de mortalidade nesses pacientes é mais alta. Isso porque pouco se fala sobre o câncer de mama entre homens. Os principais fatores de risco, nesses casos, são exposição à radiação, níveis altos do hormônio estrogênio e histórico familiar. O tumor geralmente é detectado como um nódulo endurecido abaixo do mamilo/aréola, mas somente a realização de biópsia pode confirmar o diagnóstico. 

Como é feito o diagnóstico

Além da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem que podem ser feitos para identificar a alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido da mama. Nesse material da biópsia, a equipe médica vai identificar se as células são tumorosas ou não. Um dos principais mecanismos de controle e identificação do câncer de mama, além do autoexame, é a mamografia. Segundo o INCA, todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer a checagem. Em caso de histórico da doença na família, a idade para iniciar os exames periódicos cai para 35 anos.

Exames de rotina são os seus maiores aliados

A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), a mais recente disponível no Brasil, mostra que 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca realizaram mamografia, o que corresponde a 18,4% da população feminina, nessa faixa etária. O número é alto e você pode ajudar a virar esse jogo com um ato simples, de autocuidado: faça os exames periódicos, de acordo com as orientações de seu médico.

Em caso de um diagnóstico positivo, existem várias formas de lutar contra a doença. Mas, quanto antes for diagnosticada, mais fácil será vencer a batalha. Por isso, o Grupo Caberj convida você a ter uma atenção especial com a sua saúde e bem-estar.