O retorno ao parto normal

Conheça alguns benefícios do parto normal para a saúde da mulher e da criança

  Sem intervenção cirúrgica, o parto normal e humanizado é a melhor opção para a mulher e seu bebê, trazendo benefícios para a saúde com menor exposição aos riscos de uma cirurgia e melhor adaptação pós-parto. Hoje, no Brasil, estima-se que nos hospitais privados cerca de 85% das mulheres fazem o parto cirúrgico, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), apesar da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas.

A cesárea é recomendada em casos que a vida do bebê possa estar em risco, como a pré-eclâmpsia, sofrimento fetal, quando os batimentos cardíacos do bebê estão baixos, de acordo com o tamanho e peso do bebê e de sua posição. Porém, quando não existem complicações para as vidas envolvidas, o parto normal deve ser a preferência, garantindo um início de vida mais saudável e seguro para a criança, além de humanizar o processo de parto para a mãe.

Mais liberdade para a mulher

Para aliviar a dor durante o trabalho de parto e na hora do parto, a mãe pode se beneficiar de massagens e técnicas de relaxamento que preferir, como música e banhos de chuveiro. A alimentação também é livre, pois não existe a necessidade de suspendê-la – alimentos leves que ofereçam energia são a preferência. Além disso, existe a liberdade para caminhar até o momento de entrar na posição de parto escolhida.

Mais rápido e com menos riscos         

Com o parto normal, diminuem as chances de infecção e efeitos colaterais de medicamentos indicados em uma cirurgia. O tempo de trabalho de parto também fica mais curto: normalmente, dura cerca de 12 horas. A partir da segunda gravidez, esse tempo pode diminuir para seis horas – e ainda existem mulheres que conseguem ter o bebê em três horas ou menos.         

Processo natural traz saúde         

Ao passar pelo canal vaginal, o tórax do bebê é comprimido, o que faz com que os líquidos de dentro do seu pulmão sejam expelidos com mais facilidade, diminuindo o risco de doenças respiratórias. No parto normal, a amamentação pode acontecer logo após o nascimento, o que auxilia no fornecimento de anticorpos e hidratação do bebê.

Um momento de cuidado

O bebê se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto. Isso faz com que a criança nasça mais responsiva – ela pode até conseguir se arrastar até o peito para mamar, sem ajuda, ao ser colocada no colo da mãe, por exemplo. Após ser limpa, a criança ainda pode permanecer ao lado da mãe, pois não precisa ficar em observação pós-cirurgia.  

O parto normal não pode ser "marcado" na agenda, mas o obstetra pode indicar uma data prevista, o que ajuda os pais a se prepararem para a chegada. Para isso e outras questões, é só conversar com o seu médico Caberj e tirar todas as suas dúvidas.