Sempre é melhor prevenir do que remediar

Surtos de doenças erradicadas, como o sarampo, e ampliação e prorrogação de campanhas de vacinação em todo o País, demonstram a importância de se estar com as vacinas em dia para reforçar a imunização e prevenir doenças

 O Brasil perdeu em fevereiro deste ano o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), após registrar mais de 10 mil casos em 2018. O surto aconteceu principalmente nos estados de Amazonas e Roraima, mas o sarampo já chegou a grandes capitais, como São Paulo. Em 2019, o último balanço epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no dia 17 de julho, apontava 426 casos em sete estados do país. A ironia é que a vacina contra sarampo está disponível o ano inteiro nos postos de saúde. O que está em falta é consciência de quem sabe a respeito da imunização e mais canais de divulgação para orientar e educar as pessoas quanto à importância da vacinação.  E isto não se refere apenas ao sarampo, mas também a inúmeras outras enfermidades que vêm se disseminando, a despeito da existência de vacinas. 

Como tudo começou         

A história da vacina se iniciou no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner criou a vacina para prevenção de varíola, que mais tarde se tornou a primeira doença infecciosa erradicada pela vacinação. De lá para cá, muitas coisas aconteceram, mas uma se manteve: a vacina continua sendo o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, independente da faixa etária.         

No Brasil, muitas doenças comuns deixaram de afetar uma grande parcela da população graças à vacinação - são exemplos a coqueluche, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano. E cabe à população lutar para que essas e outras doenças, já erradicadas no país, não voltem.

Saúde é responsabilidade de todos         

É necessário buscar as vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – o Calendário Nacional de Vacinação inclui mais de 300 milhões de doses. Organizado pelo Ministério da Saúde, esse calendário indica 19 vacinas para mais de 20 doenças, que contemplam não só crianças como também adolescentes, adultos e idosos. Para conferir, basta acessar http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao        

As vacinas são seguras?         

Primeiro, você precisa entender como ela funciona. A vacina contém as mesmas substâncias que causam a doença, mas enfraquecidas ou até mesmo mortas. Ao receber a “picada”, o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos, imunizando o organismo contra aquela substância. Eventuais reações, como dor no local de aplicação e febre, são pequenas se comparadas aos benefícios.         

Além disso, saiba que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde o seu desenvolvimento até a produção e a fase de aplicação, garantindo assim sua segurança.         

Saúde sem Fake News         

Caso você receba uma notícia e não consiga identificar se ela é verdadeira ou falsa, mande uma mensagem de WhatsApp para o número (61) 99289-4640. Isso mesmo! Para combater as Fake News - ou notícias faltas, em português -, o Ministério da Saúde criou um espaço exclusivo para tirar as suas dúvidas, oficialmente. Qualquer pessoa pode enviar uma mensagem – de texto e até com imagens -, mostrando informações que recebeu ou encontrou nas redes sociais. Assim, você confirma se é verdade antes de compartilhar.         

Aonde posso me vacinar?         

Basta comparecer a um posto de saúde, com a Caderneta de Vacinação em mãos - são mais de 36 mil salas de vacinação, localizadas nas UBSs espalhadas pelo Brasil. Se você perdeu o cartão de vacinação, é só procurar o seu posto de saúde, resgatar o histórico e fazer a segunda via. Mas não ter a Caderneta de Vacinação não significa que você não possa se vacinar. Compareça ao posto, receba a vacina e um novo cartão para guardar com cuidado. A Caderneta de Vacinação é um documento pessoal. Portanto, é importante zelar por ela.

Prevenção não tem idade         

Pensando em quem tem mais de 60 anos, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), apoiada pelas sociedades brasileiras de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e de Infectologia (SBI), criou a campanha "Quem é Sênior Vacina", que pode ser conferida no site www.familia.sbim.org.br/quemeseniorvacina/.

A ideia da instituição é reforçar a importância de se ter o calendário de vacinação em dia, especialmente na terceira idade, levando informações sobre o impacto positivo das vacinas para se ainda um cuidado com a saúde ainda melhor.         

A SBIm também lançou o Calendário de Vacinação SBIm Idoso 2019/2020, com informações sobre as principais vacinas, como quando são indicadas, quais as recomendações, onde são disponibilizadas e outras informações. Para conferir o calendário e checar se você está em dia, acesse www.sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf.