Sete inimigos do seu coração

O dia 29 de setembro é dedicado aos cuidados com o coração. E como anda o seu? Para saber, confira os sete principais inimigos da saúde desse órgão vital ao seu organismo.

Cigarro

A cada tragada de cigarro, 4 700 substâncias tóxicas são inaladas pelo fumante e elas vão provocar mais de 50 doenças, especialmente ligadas à circulação sanguínea e ao coração. Por isso, pare de fumar. Seu coração agradece.

Sedentarismo

Os sedentários possuem chances em dobro de terem doenças do coração, mesmo se forem magros. O exercício é um dos principais responsáveis por afastar doenças cardiovasculares e deve ser inserido na rotina. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é praticar 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana.  

Obesidade

O excesso de peso corporal exige maior esforço do coração alterando seu funcionamento e provocando problemas cardiovasculares. Portanto, mantenha seu índice de massa corpórea (IMC) – peso dividido pela altura – entre 20 e 25.  

Pressão alta 

A hipertensão arterial é até cinco vezes mais freqüente em pessoas obesas, duplicando com isso a mortalidade por doenças cardiovasculares e aumentando a incidência de casos de infartos. Cheque sua pressão com frequência, especialmente se houver histórico do problema na família, e fique atento se ela está acima de 12 por 8.

Má alimentação

Açúcar, gordura e sal em excesso são grandes vilões do coração. O baixo consumo de frutas e verduras aumenta o risco de cardiopatias. Mantenha uma dieta balanceada com frutas legumes e verduras e cuide do seu coração.

Colesterol alto

Quase metade da população brasileira possui colesterol alto, mas não sabe. A gordura ruim presente na circulação sanguínea é resultado de uma má alimentação, sedentarismo e tabagismo.