
Ele atua como uma vassoura nos vasos sanguíneos limpando a gordura acumulada nas paredes e evitando que elas, em placas, provoquem doenças coronarianas. Por isso, a produção de HDL, o colesterol bom, deve ser estimulada para proteger o coração. Para aumentar os níveis de HDL, combine os cinco passos abaixo:
1 - Movimente-se. Faça atividades aeróbicas regulares com duração mínima de 30 minutos para que o aumento do rítmico cardíaco se mantenha..
2 – Mude a alimentação. Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans, e aumente o consumo das monoinsaturadas. Alimentos ricos em fibras e ômega 3 também são recomendados.
3 – Perca peso. Essa dica é para quem está acima do peso, especialmente com acúmulo de gordura abdominal. Quando uma pessoa com IMC maior de 25 perde peso, o HDL aumenta.
4 – Pare de fumar. Entre outras vantagens, abandonar o vício pode resultar num aumento do bom colesterol.
5 – Evite excesso de álcool. É verdade que em doses moderadas, o álcool pode até ajudar, mas os resultados não são tão significativos para se recomendar a ingestão. Ao contrário, pode representar riscos em caso de aumento no consumo.