8 propriedades do chá de hibisco

Planta é utilizada há séculos por suas faculdades medicinais e, na atualidade, é apreciada sobretudo por quem busca a boa forma 

 
As flores de hibisco são perfumadas e possuem um aroma bastante agradável. E o botão seco da planta, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa, é usado para uma infusão que se tornou queridinha do público adepto a um estilo de vida saudável. Uma das propriedades do chá de hibisco reconhecida na atualidade é auxiliar no processo de emagrecimento, mas o ingrediente medicinal é usado há séculos. 
 
Afinal, o chá de hibisco é rico em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que contribuem com a saúde. Tais propriedades ajudam a controlar a pressão arterial, por exemplo. No entanto, para que surtam bons efeitos no funcionamento do organismo, o consumo da infusão deve ser regular. 
 
Leia neste artigo para que serve o chá de hibisco. Os principais benefícios da bebida são:
 
1. Diminuir a pressão arterial
Prevenir e controlar a hipertensão arterial leve e moderada é uma das virtudes da erva perfumada, que pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos. Estima-se que esse benefício resulta da presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.
 
2. Melhorar a saúde do coração
A planta também ajuda a diminuir o colesterol "ruim", o LDL, e os triglicerídeos, além de contribuir com o aumento do colesterol "bom", o HDL. É porque a erva provoca a supressão na síntese de ácidos graxos no fígado, o que favorece a queima de gordura no organismo e a diminuição dos triglicerídeos. Essa ação explica ainda porque o chá de hibisco emagrece. 
 
3. Regular o açúcar no sangue
O chá de hibisco é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas pancreática e intestinal que é responsável pela digestão dos carboidratos no intestino delgado. Em razão dessa faculdade, a bebida ajuda a evitar picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina.
 
4. Coadjuvante na perda de peso
A erva possui em sua composição polifenóis, principalmente antocianinas, flavonoides e outros compostos fenólicos, como o galoil, o ácido clorogênico, a quercetina e o ácido cafeico. Todos esses componentes contribuem com a perda de peso. Por isso, a planta é indicada, inclusive por nutricionistas, para quem quer fazer as pazes com a balança e para a prevenção da obesidade. 
Acredita-se também que a bebida promove o controle do apetite, pois alguns estudos apontam que o botão seco da flor age a favor de alguns hormônios, como a grelina e a leptina, que estão relacionados com a redução da fome. 
 
5. Faz bem para o fígado
A bebida pode inibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do órgão. Por essa razão também evita o quadro de gordura no fígado. 
 
6. Possui propriedades antioxidantes
Por ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, a planta previne o envelhecimento precoce, além de doenças como o câncer. 
 
7. Impede ação de bactérias
Alguns estudos apresentam propriedades antimicrobianas do hibisco, que ajudam a impedir a atividade de bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.
Outras bactérias, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, também têm ação inibida pela planta. Esses são os principais microrganismos associados a infecções urinárias.
A erva também é diurética e por aumentar a quantidade de urina produzida, favorece a eliminação das bactérias e previne quadros de infecções recorrentes. Estima-se que esse fator ocorre devido à presença de antioxidantes que ajudam a regular a aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.
 
8. Chá de hibisco para menstruação 
A bebiba ajuda a aliviar a cólica menstrual e equilibrar os hormônios, além de auxiliar na melhora da depressão, irritabilidade e inchaço - sintomas típicos da TPM. Isso porque a planta tem ação calmante no sistema nervoso, contribuindo com a sensação de relaxamento num período que afeta a saúde física e mental de parte das mulheres. 
Agora que você já conhece os benefícios desse ingrediente, veja como fazer o chá de hibisco. 
 
Ingredientes:
• 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;
• 400 mL de água fervente.
 
Modo de preparo:
 Adicione as flores de hibisco na água fervente e deixe agir por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe a infusão. Beba morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para quem quer perder peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.