O que é dieta keto?

As dietas da moda estão em toda parte: impressas nas páginas de revistas, na televisão e na internet. As sugestões que prometem perder peso são procuradas por milhares de pessoas que visam emagrecer de forma rápida. E neste artigo vamos falar de uma delas: a dieta Keto, conhecida também como dieta cetogênica. Esse protocolo de emagrecimento ganhou popularidade, sobretudo nas plataformas digitais, porque foi disseminado por celebridades, como Halle Berry e Kourtney Kardashian.

Mas o que é dieta Keto? De forma prática e resumida, podemos dizer que a dieta cetogênica é aquela que privilegia refeições com alto teor de gordura e pouca ingestão de carboidrato. Ou seja, se encaixa na modalidade das dietas low carb.
 
Além das restrições alimentares, para obter melhor desempenho na dieta keto é recomendado praticar atividades físicas com constância. Mas todas essas medidas devem ser indicadas e monitoradas por médicos ou nutricionistas.
 
Cardápio da dieta keto
Originalmente, a dieta keto foi criada como uma proposta de plano alimentar para pessoas com diabetes tipo 2 porque preconiza a ingestão de gorduras como principal fonte de energia e, dessa maneira, diminui o nível de açúcar no sangue. Na dieta cetogênica há redução drástica de carboidratos da alimentação. Para se ter uma ideia, menos de 15% da ingestão diária terá carboidrato.
 
Uma das vantagens desse protocolo de emagrecimento é a sensação de maior saciedade promovida pelo consumo de proteínas. Desse modo, o corpo passa a eliminar mais gordura. Predominam no cardápio da dieta keto as carnes e peixes, o ovo, além de alimentos como maionese, gelatina - rica em proteínas - e chás. Alimentos como pão, massas e arroz são cortados e são indicadas gorduras boas para o consumo, como abacate, coco, castanhas e azeite de oliva, por exemplo. 
 
Contudo, como a dieta keto é bem restritiva, as pessoas devem consultar seu médico de confiança para saber se ela não trará consequências para sua saúde. O emagrecimento deve ser personalizado e levar em conta as necessidades e os objetivos de cada um.
 
Resultado rápido
A dieta Keto é indicada para quem quer perder peso rápido. Um estudo feito pela Universidade Federal de Alagoas e publicado no British Journal of Nutrition comparou 13 programas de dietas com restrição de gordura. Os pesquisadores concluíram que a dieta cetogênica é a mais eficaz para perder peso.
 
Essa dieta é bastante eficaz sobretudo para quem quer alcançar resultados num curto espaço de tempo. Por outro lado, especialistas alertam que o protocolo não deve ser seguido a longo prazo.
 
Ao chegarem ao seu objetivo, as pessoas devem focar em mudanças no estilo de vida e adotar uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares - sobretudo com os carboidratos complexos - , além do abandono do sedentarismo. Afinal, a deita benigna - rica em frutas, verduras, grãos, cereais e proteínas e sem alimentos industrializados, aliados aos exercícios, são os pilares de um estilo de vida saudável.
 
Esses hábitos devem ser duradouros porque são eles que irão determinar a saúde do nosso organismo e, consequentemente, a nossa longevidade.
 
Como diminuir os efeitos colaterais da dieta keto
São os médicos e nutricionistas que devem prescrever a dieta keto para que os pacientes consigam atingir os resultados desejados sem efeitos colaterais. Ao mudar a alimentação nosso organismo passa por um momento de adaptação que pode durar alguns dias ou até semanas.
 
No caso da dieta cetogência, o corpo vai entender que precisa produzir energia a partir da gordura. Até que o organismo se adapte, sintomas como cansaço fora do comum, dor de cabeça, problemas de sono, diarreia e letargia podem surgir. Aos poucos, a tendência é que o corpo se adapte naturalmente ao novo padrão alimentar.
 
Quais alimentos são permitidos na dieta keto?
• Carnes, frango e peixes
• Ovos, óleo de coco, manteiga, azeite
• Queijos, leite de amêndoas, creme de leite
• Avelã, castanha do Pará, amendoim
• Morango, abacate, coco, amoras
• Brócolis, pepino, cebola, aspargos, repolho, espinafre, couve
• Sementes de linhaça, girassol e chia
 
Quais alimentos são proibidos na dieta keto?
• Macarrão, milho, cereais, amido de milho, arroz
• Feijão, ervilha, grão-de-bico, soja
• Pão, torradas, farinha de trigo
• Batatas, mandioquinha
• Doces, biscoitos, balas, sorvetes, chocolate e doces em geral
• Açúcar refinado e mascavo, além de achocolatado em pó
• Bebidas alcoólicas e leite
 
Emagrecer com saúde
Os beneficiários do GNDI que querem emagrecer com saúde têm mais uma alternativa à sua disposição. Estamos falando do SOS Balança, que ensina como adotar uma alimentação equilibrada: Com duração de quatro meses e encontros quinzenais em grupo, o programa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
 
Para saber mais e se inscrever no SOS Balança, acesse o link: bit.ly/gruposgndisul.